Medicina Natural

Agnocasto

O Vitex agnus-castus é uma planta medicinal também conhecida como agnocasto, agno-casto, agnocastus, agno-cactus, alecrim-de-angola, árvore-da-castidade, árvore-de-linho, árvore-de-salva, árvorepura, flor-da-castidade, vitex, vitex-agnus, pimenta-de-monge, pimenteira-silvestre, chastetree (inglês), dentre outros nomes populares.

Trata-se de um erva amplamente conhecida e com propriedades medicinais comprovadas para auxiliar mulheres com os sintomas da TPM (tensão pré-menstrual).

Pertence à família Lamiaceae.

Benefícios do Agnocasto

O agnocasto é indicado principalmente para condições inerentes à saúde da mulher. Dentre as suas ações se destacam o seu uso contra amenorreia, cólicas menstruais, endometriose, infertilidade feminina, menopausa, menorragia, síndrome prémenstrual, dentre outras condições de saúde femininas. Útil para herpes relacionadas a menstruações, depressões relacionadas a menopausa e enxaquecas relacionadas ao ciclo menstrual.

É usado na medicina populares para cistos e fibroide no peito, ovários (cistos ovarianos) e útero.

Além de reduzir os sintomas da TPM, o agnocasto consegue tornar o ciclo menstrual regular.

O agnocasto é um ótimo regulador hormonal feminino que pode ser usado para o tratamento de inúmeros distúrbios que afetam este sistema.

Desta forma, ele se torna extremamente eficaz, contra as cólicas menstruais, oscilações de humos, ansiedade, insônia, taquicardia e outros sintomas relacionados a distúrbio hormonais no corpo feminino.

Ajuda a regular o ciclo menstrual para mulheres que usam pílulas de controle de natalidade (pílulas anticoncepcionais). Pode ajudar a normalizar menstruações, vez que costuma encurtar ciclos menstruais longos e alongar ciclos menstruais curtos.

O agnocasto também apresenta benefícios para mulheres que buscam aumentar a sua fertilidade, indicado principalmente para as que não conseguem ovular de maneira regular.

Além disso, o uso da planta ajuda a regular a progesterona e estrogênio o que ajuda na fecundação e na manutenção da gestação.

O agnocasto melhora a produção de progesterona, aumenta a quantidade de hormônios luteinizantes e prolactina e inibe a liberação de hormônio folículo estimulante (FSH).

Ajuda a normalizar as funções da glândula pituitária. O agnocasto também pode ser usado pra o tratamento de dispepsia, náuseas, febre, dores de cabeça e outras afecções.

Chá de agnocasto

Para aproveitar os benefícios do Vitex agnus-castus é preciso saber prepará-la corretamente.

Para isso separamos uma receita simples que você pode fazer sem complicações.

Ingredientes

1 colher de chão de agnocasto

200 ml de água filtrada

Modo de preparo

Coloque a água em uma chaleira e leve ao fogo.

Espere ferver e desligue o fogo.

Aguarde 10 minutos.

Adicione o agnocasto, aguarde alguns minutos e beba.

O Vitex agnus-castus é contraindicado para gestantes e lactantes.

O uso também não é indicado para mulheres que estejam realizando tratamento hormonal ou tenham déficit metabólico de FSH.

Em excesso pode causar erupções moderadas e problemas no intestino. Age como uma anafrodisíaco para homens (substância capaz de diminuir a libido).

História e curiosidades

No conto “A Ilíada”, de Homero, o Vitex agnus-castus é descrito como um símbolo de castidade.

Ambas as palavras, “agnus” e “castus“, significam “puro”. O nome popular pimenta-de-monge é referência ao hábito dos monges mastigarem os frutos para reduzirem os próprios desejos sexuais.

A agnocasto é nativa das regiões mediterrânicas e da Ásia Ocidental, contudo, devido a facilidade do seu cultivo, é facilmente encontrado em diversas regiões subtropicais do mundo.

Cresce facilmente em locais ensolarados, nas margens de rios e terrenos pantanosos.

O agnocasto é um arbusto pequeno que pode alcançar no máximo 150 cm de altura.

Seus ramos são angulosos, bem flexíveis e possuem coloração esbranquiçada.

Suas folhas são verdes aromática e texturizadas.

As flores do agnocasto são bem pequenas, se agrupam em verticilastros e possuem tonalidade purpúrea ou azul (em casos raros possuem coloração branca). Toda a planta exala um delicioso aroma.

Fonte: http://www.medicinanatural.com.br/agnocasto-vitex-agnus-castus/

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Translate »