Óleo Essencial de Petitgrain: No tratamento da Síndrome do Pânico

sindrome-do-panico

São muitos os sintomas que tornam milhões de pessoas reféns à síndrome do pânico. As crises são tão sérias que interferem diretamente na qualidade de vida e bem estar do paciente, levando-o muitas vezes a se ausentar do convívio com a família e dos amigos mais próximos.

O que é muito preocupante. Segundo os dados de 2015, apresentados pela página virtual da Sociedade Brasileira de Inteligência Emocional (SBIE), 170 milhões de pessoas no mundo, vivem sob a mira do medo e dos transtornos causados pelo excesso de ansiedade e estresse, que por essas razões, não conseguem levar uma vida 100% normal.

Os vestígios de um quadro crítico como esse são diversos e por isso, antes de iniciarmos nossa conversa de hoje, é de fundamental importância e necessário procurar um especialista para o diagnóstico correto e o tratamento adequado para cada caso clínico.

Afinal de contas, estamos falando de vida, o bem mais precioso que possuímos e não podemos vacilar. Somente com a consulta e a indicação médica, será possível traçar os cuidados necessários.

O que vamos apresentar a seguir é como você pode incluir o Óleo Essencial de Petitgrain ao tratamento de combate e prevenção de acessos de pânico.

Antes disso, como sempre optamos por aqui, vamos primeiro entender o que são essas crises, acessos, momentos de medo e extremo estresse que podem configurar a tal da síndrome do pânico.

O que é?

  • Sintomas emocionais

De acordo com o Dr. Cyro Masci, especialista na área da psiquiatria, “A síndrome do pânico é um tipo de transtorno de ansiedade no qual ocorrem crises inesperadas de desespero e medo intenso de que algo ruim aconteça, mesmo que não haja motivo algum para isso ou sinais de perigo iminente.”

Imagina andar com medo de ser assaltado o tempo todo, sentir-se perseguido em todo instante e pensar que pode morrer a qualquer momento por um trágico acidente, ou por um ataque no coração?

sindro-do-panico-mundo-dos-oleos

Imagem retirada do site www.sindromedopanico.com.br

  • Sintomas físicos

O corpo também sente. Aliás, ele é o nosso principal “dedo duro” quando as coisas não andam tranquilas dentro de nós. E quando o assunto envolve aspectos emocionais, aí é que a coisa se apresenta.

Os acessos de pânico podem estar associados à palpitação, ritmo cardíaco acelerado e taquicardia; sudorese e tremores; dificuldade para respirar, falta de ar e sensação de sufocamento; calafrios e náusea; dores no peito e desconforto; dor de cabeça, tontura e até desmaios.

Como o Óleo Essencial de Petitgrain pode ajudar?
Trata-se de um poderoso antídoto antidepressivo, sedativo e calmante, capaz de atenuar os efeitos de uma crise e retomar o equilíbrio emocional. Suas características relaxantes aliviam até os estados mais críticos e auxilia especificamente o tratamento feito com o acompanhamento de um terapeuta.

Antidepressivo: Combate os sintomas de tristeza, ansiedade, raiva e medo. Ajuda a melhorar o humor e a  elevar os pensamentos às coisas boas.

Calmante: Esta parte especial age sobre os efeitos adversos provenientes de choques, traumas, raiva, medo, ataques nervosos e epilépticos.

Sedativo: Ajuda a tratar palpitações anormais e a regularizar as noites de sono no combate ostensivo à insônia.


Como usar:

No banho: Adicione de 3 a 5 gotas na banheira ou adicione uma gotinha do Óleo dentro do sabonete líquido. É revigorante!

Aromatize o ambiente: Especialmente no local onde a pessoa com pânico fica mais tempo, 5 gotas no aromatizador elétrico com água ou 15 a 20 gotinhas do Óleo em meio litro de água e borrife no lugar.

Escalda-pés: Para isso, será necessária uma bacia com água morna com 5 gotas de Petitgrain. Perfeito para o final do dia.

Na massagem: Adicione 30 gotas do Óleo Essencial de Petitgrain em 60 ml de Óleo Vegetal de sua preferência, pode ser por  exemplo, o Óleo de Amêndoas Doces, também à venda pelo Mundo dos Óleos. Massageie os pés, as costas, as mãos e experimente o incrível poder refrescante e relaxante dessa dica. Indicamos o Óleo Vegetal, pois o Essencial quando aplicado diretamente à pele, pode resultar em irritações e alergias.

Mais dicas naturais para tratar a síndrome do pânico:

Consumir vitaminas e beber bastante água

Uma página na internet neste tipo de transtorno emocional, o sindromedopanico.com.br sugere a adoção de alguns hábitos como ingerir alimentos ricos em vitaminas, principalmente as do complexo B e consumir bastante água. Segundo a publicação, estas simples ações, tão corriqueiras do nosso dia a dia, podem auxiliar no bom funcionamento do sistema nervoso, protagonista na regulação das crises.

 Atividades físicas ajudam

Realizar atividades físicas também constam na lista das dicas naturais e fáceis de praticar. A exemplo disso está a caminhada. Uma excelente oportunidade para desviar pensamentos ruins e estimular a produção de endorfina.

Respirar bem fundo

Incrível como uma atitude tão simples pode fazer tamanha diferença quando precisamos solucionar problemas. A regrinha de respirar profundamente ajuda aliviar o estresse, baixar a ansiedade evitar as crises de pânicos. Respire pelo nariz e devolva o ar com a boca é batata, principalmente nos momentos de tensão. Adicione aí a meditação.

Aposte nos chás calmantes, como camomila, passiflora, erva-cidreira, chá com folha de laranjeira ou de alfazema. Assim você dorme melhor, se sente mais tranquilo e mais em paz.

Síndrome tem cura

 E mais importante de tudo, investigar o gatilho dessas crises. Ir a fundo na causa do problema. A síndrome do pânico tem cura e muitas vezes o tratamento está vinculado ao uso de medicamentos. No entanto, é importante não somente aliviar como resolver o problema e para isso é fundamental também o acompanhamento psicológico. Vai dar tudo certo!

Cuidados e contraindicações

Conservar em recipiente hermético, local seco e arejado, temperatura em torno de 25 Graus Celsius, não expor este produto ao calor e nem raios solares, assim como não utilizar materiais metálicos no seu manuseio, pois acelera o processo de oxidação.

Produto impróprio para frituras

 Nunca consuma ou aplique insumos vegetais ou animais sem orientação e acompanhamento de um profissional qualificado e de sua confiança.

“O Ministério da Saúde adverte: não existem evidências científicas comprovadas de que este produto previna, trate ou cure doenças.”

Descarte do Óleo

O descarte não adequado dos Óleos pode acarretar entupimento nas tubulações e ainda poluir a água. Por isso, procure locais próprios para o descarte. Armazene em um vidro e dirija-se aos postos de coleta da sua cidade.

Estamos também nas redes sociais. Curta nossa página no Facebook e acompanhe novidades e artigos como esse.

Referências: O que é Síndrome do pânico, Minha Vida. Disponível em:http://www.minhavida.com.br/saude/temas/sindrome-do-panico

Tratamento natural para síndrome do pânico, Síndrome do pânico. Disponível em:http://www.sindromedopanico.com.br/tratamento-natural-para-a-sindrome-do-panico/

Transtorno de pânico, ABC da Saúde. Disponível em:https://www.abcdasaude.com.br/psiquiatria/transtorno-do-panico

Síndrome do pânico tem cura? Sociedade Brasileira de Inteligência Emocional, SBIE. Disponível em: http://www.sbie.com.br/blog/sindrome-do-panico-tem-cura/

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *