Casa limpa e sem mofo: Óleo Essencial de Melaleuca

casa-limpa-mofo-melaleuca

O Óleo Essencial de Melaleuca possui diversos benefícios especiais para o nosso corpo. Sendo muito útil no tratamento de acnes, dores de ouvido, caspa, assaduras em bebês, no combate à caspa, como amaciante de roupas e nos cuidados do herpes.

A grande novidade é que, além de todo esse currículo incrível, o Óleo ainda é capaz de eliminar o mofo de cômodos da casa como um desinfetante natural incrível.

As propriedades antibacterianas e antissépticas são as principais causas que o tornam um agente importante na luta contra o mofo ou bolor – como também é chamado – causado pela proliferação de fungos.

Os lugares preferidos desse danadinho são a cozinha e o banheiro, por serem locais mais úmidos, temperatura ideal para o fungo se reproduzir.

Mas o que essa tropa não contava e nem a gente pra falar a verdade é que existe uma forma prática, econômica e natural de expulsar esses inquilinos indesejados. Tudo isso com a ajuda do Óleo Essencial de Melaleuca.

Parece inacreditável e a gente até entende, pois todos nós, antes de conhecermos o Mundo dos Óleos, nos víamos reféns de produtos altamente tóxicos que fazem mal não só à nossa saúde, mas também a saúde da nossa conta bancária.

O que a gente, muitas vezes não imagina, é que a solução seja tão fácil assim. No caso de mofo, há até quem entregue os pontos, jogue a toalha e se renda à amizade forçada do sem noção. Mas não será o nosso caso, ok?

Depois dessa dica, se algum dia surgir, um ensaio ainda que seja tímido, recatado e sem aparente pretensão de se ampliar a “família” de mofo ou bolor na sua casa, você já sabe como se virar nesse momento.

E sabe o porquê disso? Porque o Óleo de Melalueca atua diretamente no combate de fungos, bactérias e vírus. Age na limpeza completa da área em algumas aplicações. Duvida? Faça o teste.

Pulverizador

 Você vai precisar de: 

  • 2 colheres (chá) do Óleo Essencial de Melaleuca;
  • 2 xícaras de água morna;
  • 1 garrafa de pulverizador

Precauções

Antes de iniciar os preparativos, não esqueça de usar luvas. Fundamental para a proteção adequada das mãos. Lembre-se que nosso adversário é um fungo, então, deve-se atentar aos cuidados necessários e evitar outra dor de cabeça, né?! Outra recomendação é manter crianças e animais distantes da aplicação de Melaleuca.

Como fazer:

Então, vamos lá! Misture a quantidade indicada de Óleo com a água dentro da garrafa. Agite bem e aplique sobre rejuntes de azulejos, pode ser também a parede de um armário, e até brinquedos que estejam com mofo. Após aplicar sobre a área com mofo, deixe o produto agir. Não é necessário retirar o excesso. Simplesmente deixe a natureza agir. Será perceptível o cheiro forte da propriedade antisséptica do Óleo, mas nada insuportável. A tendência é que o aroma seja suavizado com o passar do tempo. O procedimento poderá ser repetido, caso ainda haja a presença de mofo.

…dia seguinte

Umedeça um pano com vinagre e esfregue-o no local onde foi iniciada a remoção do mofo. Essa etapa vai retirar os restos de fungos mortos. O processo pode demorar até a retirada completa.

Solução para limpeza

Outra forma de aplicar o Óleo Essencial de Melaleuca sobre o mofo ou até mesmo prevenir o seu  aparecimento, é incluir o Óleo na sua rotina de limpeza. Desta vez, você vai precisar daquele baldinho esperto, instrumento de faxina insubstituível. Novamente, aqueça a quantidade de água que é utilizada para essa finalidade e em seguida, adicione algumas gotinhas do Óleo. Essa solução é excelente para lavar balcões, pias, fornos, ou áreas de animais.

Remover mofo de tecidos

A terceira maneira de aplicação trata da remoção do mofo de tecidos (quaisquer que sejam eles), principalmente dando um fim no cheiro insuportável que fica na roupa. Esta é outra dica sem muito segredo ou qualquer grau de dificuldade. Basta despejar meia colher de chá do Óleo Essencial de Melaleuca durante o processo de lavagem na máquina de lavar. A sugestão serve também para a higienização de fraldas não-descartáveis, pois mata fungos e bactérias.

Doenças que o mofo pode causar

Conviver com o  mofo pode causar problemas de saúde como asma, sinusite, rinite, Micose Broncopulmonar Alérgica (MBA).

Como evitar o mofo

  • Evite colocar armários, prateleiras ou outros móveis encostados em paredes por onde passam canos de água,
  • Paredes com infiltrações precisam ser raspadas para que sejam removidos as bactérias e fungos;
  • Lave bem as roupas que estavam muito tempo guardadas antes de usar;

Descarte do Óleo

O descarte não adequado dos Óleos pode acarretar entupimento nas tubulações e ainda poluir a água. Por isso, procure locais próprios para o descarte. Armazene em um vidro e dirija-se aos postos de coleta da sua cidade.

Estamos também nas redes sociais. Curta nossa página no Facebook e acompanhe novidades e artigos como esse.

Referências:  20 razões para usar o Óleo de Melaleuca (ou Tea Tree), Mulher Verde. Disponível em: http://mulherverde.blogspot.com.br/2012/09/oleo-de-melaleuca-ou-tea-tree.html

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *