Óleo essencial de Melaleuca

Tea Tree

O óleo de Teatree, também conhecido com Melaleuca, proveniente da Melaleucaalternifolia (nome cientifico), tem suas funções conhecidas a centenas de anos. No ano de 1920, o Dr. A. R. Penefold, um químico do governo em Sidney, Austrália, recebeu o crédito pelo início da pesquisa clínica em seres humanos e documentação dos diversos benefícios associados com o óleo de melaleuca.

 Seus estudos determinaram que o óleo de Teatreepossuía um potencial cerca de 11 a 13 vezes mais poderoso do que o ácido carbólico (fenol) para matar bactérias e fungos.

Os resultados de suas pesquisas superaram as expectativas, o óleo de melaleuca veio a ser tão valorizado pelo governo australiano que, durante a Segunda Guerra Mundial, todos envolvidos na produção e fornecimento deste óleo foram dispensados do serviço militar com o objetivo de suprirem a demanda dos soldados britânicos e australianos.

O óleo entrou na maleta de primeiros socorros de todos os soldados, e era chamado de “kit medicinal engarrafado”.

melaleuca nas guerras

melaleuca nas guerras

Dada à sua complexidade química, o óleo de melaleuca desenvolve vasta ação terapêutica.

Podemos citar como exemplo pesquisas feitas pela Universityof Western Australia com este óleo. Estudos comparativos com o óleo da Melaleuca alternifolia e o fluconazol diante de cepas de Cândida albicans demonstraram que após a sexta geração, o fluconazol havia perdido sua eficácia, enquanto o óleo extraído da Melaleuca ainda assim mantinha eficácia fungicida.

Em outro estudo do Departamento de Pesquisa do Colégio Nacional de Quiropraxia, EUA, foi constatado que o melaleuca age como antiséptico de duas maneiras, através de uma ação direta sobre os microorganismos, e segundo através de um processo de ativação dos glóbulos brancos no processo de defesa do corpo. Sendo assim, podemos considerar que ele possui propriedades imunoestimulantes, o que o torna uma alternativa formidável para pacientes com baixa resistência e/ou doenças
que fragilizam sua imunologia e permitem o aparecimento de doenças inoportunas.

Ou seja, o óleo essencial de melaleuca, dada à sua complexidade química sinérgica, conseguem manter um alto padrão de atividade antibiótica e anti-séptica diante de micro-organismos, mais eficaz que muitos medicamentos criados em laboratórios na atualidade.

 Extração e produção

A extração do óleo essencial de melaleuca, se dá pela destilação a vapor de galhos e folhas trituradas, a partir do sétimo mês de vida. Na planta utilizada para cortes a fim de obtenção do óleo essencial, a vida vegetal restringe-se a mais ou menos 8 anos.

Hoje, a maior parte da produção do óleo encontra-se centralizada na Austrália, mas existem fazendas também na China, Índia, Europa e agora no Brasil.

Um trabalho de cultivo iniciado em Viçosa, interior de MG, permitiu a entrada no mercado de um óleo de muito boa qualidade e preço competidor ao do australiano.

Composição e princípios ativos

Oprincipal constituinte do óleo essencial de Teatreeé o Terpinen-4-ol ou outerpinenol 4 e na maioria dos óleos essenciais de TeaTree possui uma porcentagem média de 40% desta substância em sua cromatografia, responsável pela sua forte atividade antimicrobiana (antibacteriano, antifúngico, antiviral e antiprotozoários).

O terpinenol4 quando usado isolado do óleo apresenta resultados semelhantes ao óleo puro, e de forma ainda mais efetiva. Quanto mais terpinenol o óleo contiver, melhor sua ação anti-infecciosa.

O cineol, também conhecido como eucaliptol, agrega ao óleo, quando presente em grandes porcentagens (15%), potencial expectorante e descongestionante das vias respiratórias. Mas se aumentar muito no óleo, diminui o teor de terpineol 4, diminuindo também a eficácia do mesmo contra-infecções.

Os outros componentes do óleo (terpinoleno, terpineno, etc), na sua maioria terpenos, lhe concederão propriedades solventes úteis por exemplo em varizes, trombose e flebites (uso local).

Também possuirão algumas propriedades anti-infecciosas e anti-oxidantes, mas se aumentarem muito no óleo, interferem na eficácia de ação do terpinenol 4 por torná-lo pouco hidrossolúvel nos tecidos e mais liposolúvel, o que diminui sua rapidez de ação contra microorganimos

O óleo de teatree pode ser classificado em 3quimiotipos principais de acordo com os teores de seus princípios ativos, que podem variar conforme clima, ph do solo, temperatura, etc. O QT 1 do teatree possui o teor mais elevado de terpinen-4-ol, variando de 30-45%.

Óleo comumente de origem australiana e brasileira. O QT2 possui mais 1,8-cineol (=eucaliptol), chegando a cerca de 15% (a partir deste quimiotipo, pode-se criar a classificação de mais 3 variedades de óleos (6 então no total), que surgem pela variação dos teores dos outros dois principais componentes junto aos 15% de cineol). Óleo de origem chinesa. A Austrália produz, mas praticamente não entra no mercado.
O QT3 possui mais terpinoleno, que pode ir além de 15%. De origem Australiana.

Aplicações e indicações do óleo essencial de Teatree 

No sistema imunológico: Para estimular o mesmo, difunda o óleo de TeaTree no ar regularmente, ou massageie 1 gota do óleo de TeaTree na sola dos pés para aumentar a sua resposta imune.

No sistema respiratorio

respiração - melaleuca

respiração – melaleuca

Asma: Adicione algumas gotas de óleo numa panela de água (filtrada) e aqueça no fogão. Quando o resfriar, enrole uma toalha sobre a cabeça e respire por alguns minutos.

Bronquite: Adicionar 1-2 gotas em uma panela de água (filtrada) quente ou vaporizador e aspirar o vapor, e dilua essa quantidade em um óleo carreador e massageie sobre o peito.

Sinusite: Use como indicado para infecções nos brônquios. Em um vaporizador ou em uma panela (com água filtrada), adicione 10 gotas do óleo de TeaTree à água e respire por 5 – 10 minutos.

Amidalite: Inspire o vapor de água, utilizando uma panela ou vaporizador com água filtrada, com o óleo de TeaTree, gargareje, e massageie no pescoço e sola dos pés.

Dor de garganta: pingar uma gota de TeaTree em um copo de água e fazer gargarejo de 2 a 3 vezes ao dia. Pode-se também passar uma gota pura na pescoço na região da garganta, massageando.

Na pele

PELE - melaleuca

Pele – melaleuca

Axilas: se você transpira muito e fica com mal cheiro nas axilas, pingue algumas gotas no algodão e passe sobre a pele.

Acne: Pode-se aplicar o óleo de Tea Tree puro sobre a acne. Você também pode adicionar 20-40 gotas de óleo essencial orgânico de Melaleuca (Tea Tree) para lavagem regular do seu rosto.

Alergias: Use topicamente massageando no peito, abdômen ou pontos de reflexos dos pés.

Assaduras: Num óleo carreador como o de Semente de Uva ou de Amêndoas ou ainda o óleo de coco orgânico extravirgem, pingue 2 gotas de óleo de TeaTree e aplique nas mesmas.

Caspa: Adicionar 4 gotas do óleo de TeaTree em 200 ml de qualquer shampoo. Ou aplique algumas gotas do óleo no couro cabeludo e massageie após a lavagem.

Escoriações e pequenos cortes: Depois de limpar bem a área, aplique algumas gotas do óleo essencial orgânico de Melaleuca (Tea Tree) diretamente. Se for necessário um curativo, pingue algumas gotas do óleo do óleo de Tea Tree em um chumaço de algodão, em seguida, coloque-o virado ao contrário sobre a ferida com um curativo em cima.

Picadas de mosquito: Aplique uma gota do óleo de TeaTree diretamente nas picadas.

Piolhos: Para eliminar: Adicionar 20 gotas do óleo de TeaTree a 2 colheres de sopa de xampu. Massageie o couro cabeludo e o cabelo e deixe agir por 10 minutos. Enxágue. Repita 3-4 vezes ao dia, até que os ovos sumam.  Para prevenção: em100 ml de água filtrada adicione 10 gotas de óleo essencial de teatree. Borrife sobre os cabelos das crianças depois da lavagem.

Tatuagens: Aplicar após fazer as tatuagens para evitar a infecção. Use o óleo de Tea Tree puro, dilua com o óleo de coco, ou comum borrifador com o óleo de Tea Tree e água filtrada.

Verrugas em geral: Aplicar o óleo de TeaTree puro diretamente na verruga. Use de manhã e à noite, até a verruga começar a desaparecer. Diluir se necessário para a pele sensível.

Pé-de-Atleta : limpe bem os pés, especialmente entre os dedos. Adicione o óleo de Tea Tree diretamente nos pés a cada duas semanas, e polvilhe amido de milho. Ou adicione 10 gotas de óleo essencial orgânico de Melaleuca (Tea Tree) em 1 colher de sopa de semente de uva ou de outro óleo carreador e massageie os pés e entre os dedos diariamente.

Dermatite: Adicione 10 gotas do óleo de TeaTree para 1 colher de sopa de semente de uva ou outro óleo e massageie as áreas afetadas. Repita 2-3 vezes por dia.

Onde encontrar Óleo Essencial de Tea tree??

Nas mucosas

mucosas - melaleuca

mucosas – melaleuca

 Aftas: Aplique uma ou duas gotas do óleo diretamente na área infectada com um cotonete, duas vezes ao dia. Além disso, bocheche com as instruções para o mau hálito.

Candidíase oral ou Sapinho: Gargareje com sal marinho (flor de sal), água morna (filtrada) e 1 gota do óleo de TeaTree.

Enxaguante bucal caseiro: Água filtrada e óleo de TeaTree, do mesmo modo utilizado em Mau hálito abaixo, pode ser adicionada 1 gota de óleo de hortelã-pimenta também.

Gengivite: Bochechar um copo com água filtrada com 1 gota de óleo de hortelã-pimenta e 1 gota de óleo de TeaTree.

Mau hálito: Bocheche com 30 ml de água filtrada e 1 gota de óleo de TeaTree. Não engula!

 Na artrite:Para ajudar a reduzir a dor associada com o inchaço da artrite, adicione 20 gotas de óleo essencial orgânico de Melaleuca (Tea Tree) para 60 ml de semente de uva ou outro óleo carreador. Massageie a área afetada 2-3 vezes ao dia.

Ginecológico:Pode ajudar a tratar infecções vaginais. Usado em banhos de assento 10 gotas do óleo de TeaTree (diluído em água filtrada), coloque em uma bacia, sente-se e lave a região (delicadamente) por 15 minutos ou aplique duas gotas de óleo essencial puro no meio do absorvente ou no topo do absorvente interno. Deixe de 3 a quatro horas. É o único óleo que pode ser usado puro desta maneira.

Higiene e limpeza:Pode ser usado aromaticamente ou adicionado a produtos de limpeza caseiros para matar os germes e evitar a propagação de gripes e resfriados. Você pode fazer limpador geral, combinando duas colheres de chá de óleo de TeaTree com 2 xícaras de água em um borrifador. Agite para misturar e usar em tarefas de limpeza doméstica. Isto é especialmente bom no banheiro. Ou ainda, misture 440 ml de água com um pouco de sabão em barra (neutro ou de coco) ralado derretido (no fogo) e após isto acrescente 10 gotas de óleo essencial de teatree. Misture esta solução com sal grosso para esfregar banheiras e azulejos dos banheiros.

Cuidados com o bebê: Mantenha a sua lixeira de fraldas limpa e fresca com um spray de óleo essencial de Melaleuca (Tea Tree) misturado com água.

Controle de Pragas: formigas domésticas e outras pragas (pulgas, carrapatos…) não gostam do óleo de TeaTree, então basta colocar algumas gotas  no ponto de entrada que irá impedi-las de entrar. Limpe os armários com uma solução do óleo do óleo de TeaTree e água para manter os insetos longe.

Contraindicações:

Em raros casos, o OE de teatree pode causar irritação dérmica se usado puro diretamente sobre a pele. Como uma advertência, lembramos da necessidade de sempre testarmos o OE que estiver sendo usado pela primeira vez em uma pessoa. Pingue 2 gotas de OE de teatree nas axilas, na parte interna do cotovelo e atrás da orelha. Espere por 12hs antes de utilizá-lo em um ferimento para uma pessoa que nunca o utilizou. Caso, a pessoa tenha alguma reação não use este OE, troque-o por copaíba destilada, lavanda ou sangue de dragão.

Desaconselha-se seu uso nos três primeiros meses de gestação.

Referências:
http://www.activistpost.com/2013/05/the-miracle-of-tea-tree-oil-80-amazing.html 

http://www.herbia.com.br/blog/oleos-essenciais/oleo-essencial-de-tea-tree_33/

Livro: Aromaterapia para doenças comuns, Shirley Price. Editora Manople Ltda.

http://mulherverde.blogspot.com.br/2012/09/oleo-de-melaleuca-ou-tea-tree.html

Fabian László Flégner – Prof. e pesquisador de óleos essenciais

Fonte: Enciclopédia de Fitoaromaterapia – Prof. Fabian

László – BH – MG

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *