Descubra o poder do chá de melissa

cha-de-melissa

Com certeza você já ouviu falar na melissa e suas propriedades calmantes. A melissa é uma planta medicinal e suas indicações remetem ao tempo das nossas avós.

Não é para menos. A planta melissa se adapta muito bem em jardins e quintais, facilitando seu acesso.

Quando fresca, a melissa possui um aroma especial, podendo ser usada pra perfumar os ambientes.

Quem sofre de estresse e, consequentemente, insônia, tem na melissa um bom aliado. Nas suas folhas são encontrados ácidos e óleos essenciais responsáveis pela planta ser um calmante natural.

Estas propriedades estimulam a produção de serotonina, o hormônio do bem-estar, fazendo com que as pessoas se sintam mais relaxadas e até um pouco sonolentas.

Mas não é apenas como calmante que a melissa atua. Ela pode ajudar você de outras formas. Confira:

Digestão: a azia se caracteriza por uma sensação de queimação no estômago causada pelo refluxo do ácido natural produzido por este órgão.

Os óleos essenciais presentes na melissa atenuam este desconforto. Para diminuição das dores causadas pelos gases, recomenda-se a ingestão de chá concentrado. Ingira antes de dormir.

Pressão sanguínea: com a ingestão do chá de melissa, as veias que levam sangue ao coração ficam mais dilatadas. Assim, a circulação e o bombeamento são favorecidos, e a pressão arterial estabilizada.

Depressão e ansiedade: quando o indivíduo fica nervoso, o coração dispara e a respiração se torna ofegante, sinal que a adrenalina foi “descarregada” repentinamente no organismo.

Esta sensação desconfortável que acomete muitas pessoas é reduzida graças a uma enzima presente na planta. Ela age no sistema nervoso central, deixando a adrenalina estável.

Antiviral: a melissa combate de forma eficaz o vírus da herpes. Neste caso é indicado o chá ou a tintura de melissa. Durante as crises agudas ou nos casos mais simples a melissa é capaz ainda de reduzir aftas e seus sintomas.

Além de todos os benefícios descritos acima, a melissa também está presente na composição de xampus, cremes corporais, perfumes, sabonetes e óleos vegetais pós-banho. É usada ainda como licor e na gastronomia as folhas secas servem para temperar carnes e aves.

Preparando o chá de melissa

O chá é feito com as folhas da melissa in natura limpas. Ferva água filtrada ou fervida por dez minutos, acrescente 20 gramas da erva e tampe a panela. Para agir como sonífero, ponha 60 gramas da planta em um litro de água quente.

Antes de beber, coe o líquido. Se preferir adoce ao seu gosto. Há quem opte por adicionar algumas gotinhas de laranja ou limão. Beba de 3 a 4 xícaras todos os dias. Gelado ou frio, o chá de melissa costuma agradar a todos.

A planta também pode ajudar na perda de peso. Quem sofre com a ansiedade, na maioria das vezes desconta na comida.

Antes que o ponteiro da balança dispare, recomenda-se o uso da melissa, tendo em vista que suas propriedades calmantes aliviam aquela necessidade de comer de forma compulsiva.

A melissa é um tratamento natural, mas não dispensa, conforme o caso, a consulta a um especialista.

Fonte: https://www.remediosnaturais.blog.br/descubra-o-poder-do-cha-de-melissa/

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *