Canela de Velho – Miconia albicans (Sw.) Triana Quaresmeira-de-flor-branca

Família: Melastomataceae.

Nome científico: Miconia albicans (Sw.) Triana

Nomes populares: quaresmeira-de-flor-branca

DESCRIÇÃO DA ESPÉCIE

Arbusto a arvoreta sua altura atinge até 8 m. Ocorre do Sul do México e Antilhas. No Brasil  é encontrada desde Roraima e Amazonas até Santa Catarina.

Espécie característica de cerrados e savanas, mas também encontrada em vegetação litorânea (MARTINS et al 1996).  Espécie de alta atratividade para insetos e animais

Folhas: suas folhas possuem efeitos alelopáticos e antimicrobianos (CELOTTO et al., 2003).

Fruto: bagas.

Floração: agosto- setembro.

Frutificação: setembro- dezembro.

Polinização: abelhas sem ferrão do gênero  trigona e vários insetos.

Dispersão: dispersas por pássaros (EMBRAPA CERRADOS 2013), formigas (mirmecocoria).

Bibliografia consultada

ALBUQUERQUE, L. B. de; AQUINO, F. de G.; COSTA, L. C.; MIRANDA, Z. de J. G.; SOUSA, S. R. Espécies de Melastomataceae juss. com potencial para restauração ecológica de mata ripária no Cerrado. Separatas Embrapa Cerrados, 2013.

CARVALHO, B. L. R. et al. Comunidade de insetos associada a Miconia albicans (Swartz) Triana (Melastomataceae) em Lavras, Minas Gerais, Brasil. In: IV CONEFLOR –III SENEFLOR, 2013. Vitória da Conquista (BA). 2013. p.7.

Instituto Botânica. Disponível em: http://www.ibot.sp.gov.br/publicacoes/hoehnea/vol30/30_2/30_2%20t7.pdf. Acesso em: 12/11/2012.

Indicações:

A Miconia albicans é uma planta natural do Nordeste do Brasil, também conhecida popularmente na Bahia como Canela de Velho.

Esta planta, tem se revelado excelente para o tratamento das dores articulares como a artrose.

A Canela de Velho apresenta efeitos anti-inflamatório, proteção contra o desenvolvimento da neuropatia dolorosa, anti-nociceptivo (redução da capacidade do cérebro em perceber a dor), inibição da glicação protéica em diabetes.

Também é de conhecimento popular seus efeitos contra doenças estomacais, intestinais, das dores articulalares (artrose, artrite).

Estudos preliminares sobre Canela de Velho (Miconia albicans)

Estudos comprovam que as folhas da Canela de Velho apresentam efeitos anti-inflamatório, proteção contra o desenvolvimento da neuropatia dolorosa, anti-nociceptivo (redução da capacidade de perceber a dor pelo cérebro), inibição da glicação protéica em diabetes. Também é de conhecimento popular seus efeitos contra doenças estomacais, intestinais e das dores articulares (artrose, artrite).

A Canela de Velho protege as células contra o câncer

O flavonoide, substância conhecida e valorizada por ser um poderoso antioxidante capaz de reduzir os radicais livres que causam danos à saúde, foi encontrado por pesquisadores na Miconia albicans, planta do cerrado conhecido popularmente como Canela de Velho.

Também presente em alimentos como as frutas vermelhas e até mesmo no vinho, uma das principais funções dos flavonoides é prevenir ou retardar o desenvolvimento de alguns tipos de câncer.

A Miconia albicans mostrou ter propriedades antimutagênicas, ou seja, a planta é capaz de proteger as células contra danos no DNA, o que previne doenças como o câncer e má formação no desenvolvimento do organismo.

Efeitos analgésicos da Canela de Velho (Miconia albicans)

Estudos comprovam os efeitos analgésicos dos extratos (hexano, cloreto de metileno e etanol) obtidos a partir das folhas de Miconia albicans (Canela de Velho) utilizando o teste de contorção e os modelos de placas quentes para a dor em camundongos.

Os extratos de hexano e cloreto de metileno, administrados por via oral, produziu antinocicepção (redução na capacidade do cérebro perceber a dor) significativa no teste de contorção.

Por outro lado, nenhum dos extractos teve um efeito significativo sobre o teste da placa quente, o fato que sugere que as substâncias presentes nas folhas da Canela de Velho também tem atividades analgésicas periféricas.

Afinal, o que é artrose?

A artrose é uma doença reumática, que pode atacar tanto homens como mulheres e sua incidência é notória com o avanço da idade. Vários são os fatores causadores da doença artrose o seu principal sintoma é a dor nas articulações.

O tratamento da artrose inclui mudança de hábitos, como prática de exercícios físicos, repouso, controle do peso e medicamentos para controle da dor, que de certa forma melhoram a qualidade de vida do paciente.

A doença artrose, ou simplesmente artrose, também conhecida como osteoartrose, osteoartrite, artrite degenerativa e doença articular degenerativa, é uma doença reumática que ataca as articulações das mão, dedos, dos joelhos, coluna e quadril.

Ocorre em ambos os sexos tanto em homens como em mulheres, sendo a mais comum das doenças reumáticas. Pessoas acima de 70 anos, tem mais 70% de probabilidade de serem acometidos pela artrose, mas apenas uma parte destas pessoas desenvolvem a doença.

A doença artrose provoca o desgaste progressivo da cartilagem das juntas (as articulações) e uma alteração óssea, conhecido como bicos de papagaio. Os fatores hereditários e os fatores mecânicos podem ser a causa do seu aparecimento.

Quais são os sintomas da doença artrose?

No começo a artrose pode não apresentar nenhuma sintomatologia, vísivel somente nas radiografias.

O principal sintoma é a dor, que no início só ocorre na movimentação da articulação afetada e melhora com o repouso, mas avança com o tempo para uma dor profunda até mesmo em repouso.

Em muitas vezes a dor é acompanhada de uma rigidez ao levantar-se pela manhã ou após longo período sentado. Pode diminuir os movimentos da parte afetada, ruído na articulação (crepitações), deformidades e inchaço nas articulações e falta de firmeza para realizar movimentos.

Tratamento Natural da Artrose

Tratamento da Artrose: O chá de Canela de Velho tem sido um santo remédio para o tratamento de dores crônicas das articulações e em especial o tratamento da artrose.

Ela apresenta uma grande vantagem no tratamento da artrose por ser um produto natural e não apresentar nenhuma contra-indicação.

A Canela de Velho é um anti-inflamatório natural que age externamente e internamente (corrente sanguínea). Milhares de pessoas já se beneficiaram dessa planta milagrosa.

Obs: Existe várias plantas, por todo o Brasil, com o nome de “Canela de Velho”. Na Bahia a planta conhecida popularmente como Canela de Velho é a Miconia albicans.

http://caneladevelho.com.br

6 comments

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *