Óleos essenciais ajudam a acalmar os pequenos e prevenir problemas

Aromas atuam no sistema límbico, conjunto de estruturas cerebrais responsáveis pelas emoções

Massagear a sola dos pés com óleos essenciais pode acalmar a tensão e equilibrar a mente

O uso de aromas naturais pode ser um aliado de mamães e papais que querem ver seus filhos dormindo tranquilamente ou estudar com concentração.

As incômodas prisões de ventre em bebês também podem ser combatidas com a dosagem correta de soluções naturais e concentradas.Segundo a aromaterapeuta Daiana Petry, os óleos essenciais vêm da natureza e atuam nas estruturas do sistema límbico, interferindo nas emoções.

É importante diferenciar o óleo essencial das essências, que são substâncias sintéticas que não têm efeito terapêutico, apenas aromas agradáveis.

Confira algumas receitas preparadas pela aromaterapeuta para crianças e bebês:

Para acalmar e proporcionar uma boa noite de sono

Os óleos essenciais podem desempenhar um papel significativo na saúde do bebê. A utilização de Lavandaou Lemongrass (capim limão) em seu quarto antes de dormir pode incentivar um sono tranquilo.

Já se o bebê for ‘rebelde’, massageie as solas dos seus pezinhos com uma gota do óleo essencial de Lavanda diluída em uma colher de sopa de óleo vegetal de Semente de Uva.

Essa massagem irá acalmá-lo e proporcionar ao seu pequeno corpo o descanso que necessita para crescer.

Para a criança sonolenta, que não gosta de sair da cama pela manhã

Ao invés de seduzi-la para fora da cama com cheiros deliciosos de torradas com manteiga, como fazem os comerciais, por que não estimular seu cérebro à disposição e vitalidade?

Através da introdução de uma gota de óleo essencial de Hortelã Pimenta ou de Limão Siciliano no aromatizador do quarto, esse aroma expelido irá reanimar a criança e estimular seu estado de alerta, deixando-a mais disposta para todo o dia.

Crianças com cólicas, prisão de ventre ou dificuldade para ir ao banheiro

Experimente diluir uma gotinha do óleo essencial de Laranja Doce, uma gotinha de Manjericão e uma gotinha de Cipreste em uma colher de óleo vegetal de Semente de Uva. Misture bem todos os óleos e massageie em sentido horário a barriguinha do bebê (o resultado é quase instantâneo).

Ou você pode utilizar as mesmas gotas de óleos essenciais descritos acima (eliminando o óleo vegetal de Semente de Uva) e diluir em uma colher de mel ou álcool e colocar na banherinha do bebê na hora do banho, o resultado é igualmente rápido.

Para estimular os estudos e fixar informações

Óleos essenciais quando utilizados através da inalação atuam diretamente no sistema límbico, conjunto de estruturas cerebrais responsáveis pelas nossas emoções, funções vegetativas e memória. Utilizar óleo essencial de Limão no momento do estudo irá estimular o foco e a retenção de informações no cérebro.

Será extremamente eficiente para alunos em épocas de provas, quando os estudos se intensificam em casa e até mesmo para o momento do exame, em que ocorre a necessidade de lembrar-se de informações específicas (para usar na escola, o óleo essencial pode ser aplicado no aromatizador pessoal).

Mas vale lembrar que não se pode contar apenas com a aromaterapia para que as crianças obtenham boas notas, há muitos outros fatores que influenciam diretamente nos estudos, como a boa alimentação e o sono reparador.

Sugestão de uso: óleo essencial de Limão Siciliano, uma gota no aromatizador pessoal ou em uma buchinha de algodão que possa deixar próximo ao livro que está lendo.

Crianças e adolescentes com dificuldades de aprendizagem e memória

Existem óleos essenciais que podem desempenhar um papel importante no seu estado de alerta, sem excesso de estimulação. Para estimular o foco, clareza de ideias, capacidade de resposta, rendimento e memorização, o óleo essencial de Manjericão e Limão Siciliano serão extremamente benéficos.

Mau humor, apatia e frustração, sentimentos gerados pela dificuldade de aprendizagem, podem ser aliviados quando utilizamos junto a uma das opções citadas acima o óleo essencial de Bergamota.

Para os adolescentes em época de vestibular, período em que a cobrança consigo mesmo é imensa, utilize uma gota de óleo essencial de Limão Siciliano, duas gotas de óleo essencial de Bergamota e uma gota de óleo essencial de Hortelã Pimenta no ambiente de estudo. Massagear a sola dos pés com estes óleos essenciais citados acima, diluídos em uma colher de sopa de óleo vegetal de Semente de Uva, pode acalmar a tensão e equilibrar a mente para a melhor absorção do conteúdo a ser estudado.

Fonte: Diário Catarinense

Curso Livre de Aromaterapia – espacodosol@gmail.com

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *