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3 Raizes que melhoram sua disposição

Maca-peruana (maca-ginseng)

maca peruana

Nome científico: Lepidium Meyenii
Dose diária recomendada: 250 a 500mg em capsulas ou 1 colher de sopa da versão em pó

Tubérculo originário da Cordilheira dos Andes, a maca peruana – como é mais conhecida no Brasil – é uma planta cujo formato se assemelha a um rabanete. É uma excelente fonte de vitaminas, minerais, proteínas, fibras e mais uma incansável lista de outros nutrientes.

A maca é um alimento muito rico em nutrientes, sendo vendida como um suplemento nutricional. Recentemente, A maca ganhou popularidade como uma erva afrodisíaca para aumentar a libido, o vigor e desejo sexual. A raiz é um alimento muito nutritivo, repleto de vitaminas, fitosteróis, minerais essenciais, aminoácidos e gorduras saudáveis.

Tanto homens como mulheres têm relatado aumento significativo na libido, aumento de disposição e sensação de bem-estar geral. Algumas mulheres relataram bons resultados para aliviar os sintomas da TPM e menopausa. Não contém cafeína, como o guaraná e o café, por isso não afeta o sistema nervoso central. É tida como alternativa no tratamento de deficiências hormonais, sendo uma ótima opção natural para regular e elevar os hormônios responsáveis por um melhor funcionamento do organismo.

Os benefícios da maca peruana ou vermelha

  • Diminui cansaço;
  • Auxilia dietas de emagrecimento;
  • Rica em ferro, logo preveni anemias.
  • Aumenta a disposição e apetite sexual ;
  • Rica em cálcio, auxilia na prevenção da osteoporose.
  • Ajuda a reduzir os sintomas desagradáveis da menopausa ;

Para os treinos e atividades diárias a maca demonstra dar um verdadeiro UP na disposição, força, evita o estresse e eleva a resistência à fadiga.

Ginseng Indiano (Ashwagandha)

Ashwagandha (Ginseng Indiano)

Nome científico: Withania somnifer
Dose diária recomendada: 200 a 500mg
É considerada uma planta adaptógena, o que significa que é capaz de aumentar a nossa capacidade de adaptação e resistência a condições extremas de frio, de stress, de exigência física ou psicológica. Um dos seus efeitos é a otimização do funcionamento das nossas glândulas suprarenais, melhorando a nossa resposta ao stress.

Esta planta é capaz de estimular o sistema imune, aumentar os nossos níveis de energia, e ao mesmo tempo diminuir uma produção excessiva de cortisol. Visto que níveis excessivos de cortisol são a causa mais comum das insónias associadas ao stress, esta planta é muitas vezes usada no tratamento deste tipo de insónias. Além disso, a ashwaghanda foi ainda capaz de relevar efeitos ansiolíticos semelhantes ao lorazepan (um medicamento usado para tratar a ansiedade), tendo ainda revelado efeitos anti-depressivos.

Também tem vindo a ser considerada como uma planta capaz de aumentar a nossa capacidade de memória e capacidade cognitiva devido às suas capacidades antioxidantes e à sua capacidade de aumentar a atividade do recetor da acetilcolina. Tem ainda revelado resultados muito interessantes na doença de Alzheimer.

Os benefícios do ashwagandha:

  • Tônico;
  • Adaptógeno;
  • Antioxidante;
  • Anticancerígeno;
  • Revitalizante;
  • Rejuvenescedor;
  • Estimulante sexual;
  • Propriedades calmantes;
  • Reduz os efeitos colaterais da rádio e quimioterapia contra o câncer;
  • Beneficia o sistema nervoso, a memória, a concentração e o tecido muscular.

Ginseng (ginseng-coreano ou ginseng-chinês)

Nome científico: Panax ginseng
Dose diária recomendada: 1 colher de chá do pó ou 200mg em capsulas

O ginseng é um grande conhecido da população mas não muito utilizado na prática. Muito se sabe sobre essa erva milenar mas a população costuma usá-lo apenas para ter disposição para atividades diárias, mas ela é muito mais capaz! O ginseng serve para tratar fadiga, debilidade, falta de concentração, estresse, astenias físicas e psíquica, bradicardia, impotência, problemas de fertilidade masculina, arteriosclerose e depressão.

O ginseng conta com vitaminas B1, B2 e B3, que agem no metabolismo da glicose, dos ácidos graxos e aminoácidos, ou seja, ajuda o organismo a utilizar essas substâncias com eficiência. A vitamina B12, importante para a formação das células vermelhas do sangue e desenvolvimento e manutenção das funções do sistema nervoso, também está presente no ginseng.

O uso esportivo do ginseng realmente se destaca pela presença de saponinas que contam com um forte efeito anti-inflamatório, isto porque elas diminuem as chamadas citocinas pró-inflamatórias, que aceleram a recuperação das micro-lesões musculares que ocorrem após os treinamentos diversos.

Os benefícios do ginseng-coreano:

  •  Diminui o estresse e o cansaço
  •  Promove o bem-estar
  •  Melhora a memória
  •  Diminui o cortisol em pacientes com diabetes
  •  Ajuda a reduzir a pressão arterial
  •  Melhora a circulação sanguínea
  •  É estimulante sexual

Fotos ShutterStock

Fonte: http://naturalvibe.com.br/raizes-turbinantes/

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