Astragalus é uma erva poderosa que tem sido usado na medicina tradicional chinesa por séculos. Seu principal uso tem sido para impulsionar o sistema imunológico do corpo.

Mas também tem sido usado para tratar outras condições, incluindo doenças cardíacas.

 O Astragalus ganhou popularidade recentemente, após resultados de pesquisas sobre seu efeito protetor no DNA e aumento da longevidade.

Possui efeitos antioxidantes que inibem a produção de radicais livres. No corpo, os radicais livres danificam as células e estão ligados a muitos problemas de saúde associados ao envelhecimento.

Conheça abaixo alguns dos inúmeros benefícios do Astragalus:

1. Protege as células imunes contra o envelhecimento:

Aumenta a atividade e a produção de telomerase, uma enzima que facilita a reparação de telômeros no DNA. O comprimento do Telômero tem sido fortemente associado com o envelhecimento e telômeros mais curtos são indicativos de células mais velhas e danificadas. Esses segmentos de DNA protegem nossas células de danos e do processo de desgaste associado ao envelhecimento. Ao proteger os telômeros, a replicação celular pode continuar seu processo normal. 

2.  Auxilia na remoção de toxinas:

O fígado é o principal órgão desintoxicante do corpo e está constantemente removendo toxinas do sangue. No mundo moderno dos alimentos processados e poluentes químicos, o fígado rapidamente se torna sobrecarregado. Isso permite que as toxinas se acumulem em todo o corpo, danificando as células e avançando o processo de envelhecimento. A pesquisa mostrou que o extrato de Astragalus protege o fígado contra a disfunção celular e fibrose hepática.  Proteção deste tipo contra lesões hepáticas avançadas sugere que o astrágalo pode apoiar a atividade hepática normal e ajudar a reduzir os efeitos da sobrecarga tóxica.

3. Efeitos protetores para a saúde renal:

Mesmo os melhores filtros ficam entupidos. Os rins não são diferentes. Como o fígado, os rins danificados resultam em um acúmulo de toxinas e envelhecimento acelerado.

Em alguns estudos, os pesquisadores descobriram que o astragalus oferece efeitos protetores contra a doença renal.  Quanto mais resíduos forem removidos, mais jovem e saudável será o corpo

Como usar a raiz de astragalus:

O Astragalus é encontrado tipicamente em extratos (cápsulas), contudo às vezes as raízes secas podem ser compradas e preparadas como um chá, ou adicionada à sopas.

Nota: Este artigo refere-se a tratamentos caseiros e naturais. Ele não substitui um especialista. Consulte sempre seu médico.

Namastê!

Nina Greguer

Fontes Pesquisadas:

Chen KT, Su CH, Hsin LH, et ai. Reduzir a fadiga dos atletas após a administração oral de huangqi jianzhong tang. Acta Pharmacol Sin . 2002; 23 (8): 757-761.

Cheng Y, Tang K, Wu S, et ai. Os polissacarídeos do astrágalo reduzem o colesterol plasmático através de mecanismos distintos das estatinas. PLoS One . 2011; 6 (11): e27437.

Duan P, Wang ZM. LILACS-Estudo clínico sobre o efeito do astrágalo no aumento da eficácia e na redução da toxicidade da quimioterapia em pacientes com tumor maligno; Zhongguo Zhong Xi Yi Jie Ele Za Zhi . 2002; 22 (7): 515-517.

Hao Y, Qiu QY, Wu J. Efeito de polissacarídeos de Astragalus na promoção da adesão de células endoteliais vasculares neutróf ilo e expressão de moléculas adesivas relacionadas. Z hongguo Zhong Xi Yi Jie Ele Za Zhi . 2004; 24 (5): 427-430.

Hei ZQ, Zhang JJ, Lin SQ, et ai. Efeitos da injeção de Astragalus membranaceus sobre a concentração de óxido nítrico e endotelina da mucosa intestinal após reperfusão de choque hemorrágico em ratos. Zhongguo Zhong Yao Za Zhi . 2004; 29 (5): 444-447.

Huang XY, Zhang SZ, Wang WX. Aumento da eficácia antitumoral com administração combinada de astagalus e pterostilbene para melanoma. Asiático Pac J Câncer Prev . 2014; 15 (3): 1163-9.

Jia XH, Yin BH, Li JC. Efeito da injeção de astragalus na proliferação e apoptose de células de leucemia U937 e mecanismos moleculares relevantes. Zhongguo Dang Dai Er Ke Za Zhi . 2013; 15 (12): 1128-33.