Aromaterapia,  Uncategorized

Benefícios e dicas de uso do óleo essencial de lavanda

óleo essencial de lavanda

A Lavanda ou alfazema como também é chamada, é considerada um coringa na Aromaterapia e tratamentos com óleo essencial da planta. O Nome lavanda vem do latim e significa banhar.

Além disso tem sido muito utilizado como antidepressivo e calmante, como tratamento complementar. Seu alto poder antisséptico, cicatrizante e regenerador celular. Já provou inúmeras vezes que é capaz de ajudar na recuperação e desinfecção de feridas e queimaduras na pele.  Reconhecido por potencializar o efeito dos demais óleos essenciais e é um dos mais apreciados e utilizados.

O óleo essencial de lavanda é considerado equilibrador dos corpos físico, mental e emocional.

Suas principais características são:

  • Aroma: floral
  • Descrição Olfativa: fresca, leve
  • Palavra-Chave: harmonia e equilíbrio
  • Origem: França, Espanha ou Inglaterra
  • Método Extrativo: Destilação a vapor das flores. Para obter 10 ml do óleo são necessários de 1,5 a 2 kg de flores aproximadamente.
  • Arquétipo: Óleo da Alma

Benefícios do Óleo essencial de Lavanda:

A lavanda reduz a ansiedade, o estresse e melhora o sono. Pode nos beneficiar de diversas maneiras, a aromaterapia vai muito além da inalação e aromatização.

  • Psicoemocional: Esse óleo é um equilibrador emocional, atua ajudando no controle e tratamento de insônia, estresse, ansiedade, depressão, agitação, medos e estados nervosos. Muito útil para amenizar os sintomas de tensão pré-menstrual.
  • Saúde: Diminui enxaqueca, é considerada sedativa e reguladora do sistema nervoso e hormonal. Ajuda na regularização do fluxo menstrual e diminui cólicas. É analgésico e antiespasmódico, além de ser bactericida. É o melhor para tratar queimaduras e feridas na pele, principalmente se aplicado logo após o acontecimento.
  • Beleza: Pode ser utilizado como pós-sol se borrifado no corpo diluído em água ou misturado em cremes ou óleos vegetais. Ótimo contra acnes e espinhas, peles oleosas, secas e inflamadas. Pele envelhecida e cabelos opacos. Muito utilizado em massagens e produtos pós-banho ou para os cuidados com a pele.

Receitas e como usar o óleo essencial de lavanda

  • Para assaduras utilize 30 gotas de Óleo Essencial de Lavanda diluídos em 60 ml de Óleo Vegetal de Germe de Trigo e aplique na região afetada.
  • Para insônia coloque 4 gotas de Óleo Essencial de Lavanda no difusor elétrico ou 1 gota no travesseiro e tenha um ótima noite de sono.
  • Utilize com Óleo Vegetal, Argila Medicinal, Creme Base Neutro, Aromatizador Pessoal e/ou Difusor de Aromas para o Ambiente.

Este óleo essencial é um dos mais utilizados na aromaterapia, em massagens, banhos de corpo, escalda pés entre outras opções. Confira todas no nosso post com indicações de uso dos óleos essenciais.

Fonte: http://blog.belavidanatural.com.br/beneficios-e-dicas-de-uso-do-oleo-essencial-de-lavanda/

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Translate »