Fitoterapia,  Uncategorized

CÂNFORA – BARATO E MUITO EFICIENTE.

Estimulante e Sudorífico: O óleo de cânfora é um estimulante eficaz. Estimula a circulação, o metabolismo, a digestão, as secreções e a excreção, assim, trata problemas e doenças associadas com a má circulação, a digestão lenta ou taxas hiper metabólicas, secreções obstruídas etc

Anti séptico, Desinfetante, Inseticida e Germicida: O óleo de cânfora é um excelente desinfetante, inseticida e germicida.

O óleo de cânfora pode ser adicionado à água de beber para desinfetar, particularmente nas estações de verão e das chuvas, quando há mais hipóteses de apanhar infeções pela água.

Uma garrafa ou recipiente de óleo de cânfora, se mantido aberto, ou um pedaço de pano embebido nele, quando queimado, afasta insetos e mata germes. Uma gota ou duas de óleo de cânfora, misturado com grande quantidade de alimentos em grão, mantêm-os a salvo dos insetos.

A cânfora é também usada em muitas preparações médicas, como pomadas e loções para curar doenças de pele, infecções bacterianas e fúngicas na pele, etc. Misturado na água do banho, desinfecta todo o corpo externamente e mata os piolhos, etc.

Descongestionante: O forte aroma penetrante do óleo de cânfora é um descongestionante poderoso. Ele descongestiona imediatamente os brônquios, a laringe, a faringe, as vias nasais e os pulmões. Portanto, é usado em muitos bálsamos descongestionantes e expetorantes.

Anestésico e Calmante: É um anestésico muito bom e muito eficaz para anestesias locais. Ele causa a dormência dos nervos sensoriais na área onde se aplica. Ele também acalma os distúrbios nervosos e convulsões, ataques epiléticos, nervosismo, etc.
Anti-espasmódico: É um anti-espasmódico muito eficiente e dá alívio imediato em espasmos, cãibras, etc Também é eficaz na cura da cólera espasmódica grave.

Afrodisíaco: O óleo de cânfora, quando consumido internamente, aumenta a libido, estimulando as partes do cérebro que são responsáveis pelos desejos sexuais.

Quando aplicado externamente, ajuda a curar problemas de ereção, aumentando a circulação sanguínea nas partes afetadas, sendo um estimulante.

Anti-nevrálgico: A nevralgia é uma situação extremamente dolorosa, que é causada quando o nono nervo craniano é pressionado devido ao inchaço dos vasos sanguíneos em redor.

Pode ser tratado com óleo de cânfora que faz com que os vasos sanguíneos se contraiam e reduzam a pressão no nono nervo craniano. Esta é mais uma aplicação das propriedades calmantes do óleo de cânfora.

Anti-inflamatório e Sedativo: O arrefecimento e os efeitos de penetração do óleo de cânfora tornam-o um agente anti-inflamatório e sedativo.

É muito útil na cura de quase todos os tipos de inflamação, interna ou externa. Ele também relaxa o corpo e a mente e dá uma sensação de paz e frescura.

É muito refrescante, especialmente no verão. O óleo de cânfora pode ser misturado com a água do banho para ter esse efeito refrescante no verão.

Entorpecente: Tem efeitos narcóticos como dessensibilizar temporariamente os nervos e relaxar o cérebro.

Também pode fazer o cérebro perder o controlo sobre os membros, se tomado em excesso. O cheiro do óleo de cânfora também é viciante. As pessoas têm desenvolvido o forte vício de cheirar o óleo de cânfora ou consumi-lo.
Carminativo: Muito útil para aliviar problemas gástricos. Em primeiro lugar porque impede a formação dos gases e, em segundo lugar porque remove os gases eficazmente.

Anti reumático, Anti-flogístico e Anti-artrítico: Por ser um desintoxicante e estimulante para o sistema circulatório, ativa a circulação do sangue e alivia o reumatismo, artrite , gota, etc

É também anti-flogísticos, ou seja, reduz o inchaço do corpo. Este é mais um efeito benéfico para a boa circulação.

Outros Benefícios: É utilizado por vezes em casos de insuficiência cardíaca, em combinação com outros medicamentos. É também benéfico no tratamento da epilepsia, histeria, doenças virais, como tosse convulsa, sarampo, gripe, intoxicação alimentar, infecções dos órgãos reprodutores, picadas de insetos, etc.

ALGUMAS PREOCUPAÇÕES: O óleo de cânfora é tóxico e pode ser fatalmente venenoso se ingerido em excesso. Até 2 gramas pode ser letal. A ingestão em pequenas overdoses podem causar sintomas de intoxicação, como sede excessiva, vômitos, perda de temperatura corporal, etc.

Deve ter-se em atenção que a substância que é tóxica para os insetos pode ser tóxica para os seres humanos também.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Translate »