Chá da Folha de Pitanga Como Fazer? Para que Serve? Estas serão algumas das dúvidas que iremos esclarecer para você neste artigo.

Além disso, a Pitangueira é uma arvore nativa da Mata Atlântica, contudo, é cultivada em muitos países em razão da sua versatilidade para a produção do Chá da Folha de Pitanga.

Chá da Folha de Pitanga é uma boa fonte de ferrofósforoiodovitamina A, vitaminas do complexo B e vitamina C, dentre outros nutrientes, incluindo flavonoides, capazes de fortalecer o sistema imunológico. Ele ainda é rico em propriedades analgésicas, antifúngicas, anti-inflamatórias, antioxidantes, antitumorais, antivirais, calmantes e laxantes.

Para que Serve o Chá da Folha de Pitanga:

1. Possui Propriedade Analgésica e Antitérmica:

Chá da Folha de Pitanga ajuda a reduzir a temperatura do corpo no caso de febre e também atua como um leve analgésico nos casos de dores de cabeça, de dores nos músculos e de mal estar.

2. Tem Ação Anti-inflamatória:

Por seu potencial efeito anti-inflamatório o Chá da Folha de Pitanga pode ajudar a combater as inflamações no corpo. Ele combate tanto aquelas causadas por imunidade baixa quanto as crônicas, como os tipos de artrite.

Mas para esses casos é recomendado que o médico informe a quantidade a utilizar, como parte do tratamento com medicamentos.

3. Combate os Radicais Livres:

Por conter antioxidantes, esse chá ajuda a combater os radicais livres que impedem a renovação das células quando estão em grande quantidade no organismo. Com esse efeito, as células ficam mais saudáveis.

Isso evita desde o envelhecimento precoce até tumores, pois ambos ocorrem devido a células doentes ou que já não conseguiam mais funcionar.

4. Melhora o Funcionamento do Intestino:

As propriedades depurativas e digestivas do Chá da Folha de Pitanga ajuda a regular o funcionamento do intestino.

5. Atua como Bactericida:

Com efeito positivo no combate a vários tipos de bactérias, o Chá da Folha de Pitanga é útil para tratar bactérias que afetam o intestino, além de limpar feridas, de secar aftas e de prevenir gengivite e infecções na garganta, por exemplo.

6. Regula a Pressão Arterial e Taxas de Açúcar no Sangue:

Pesquisas recentes cada vez mais comprovam a utilidade do Chá da Folha de Pitanga para regular a pressão e também para a redução das taxas de açúcar no sangue, melhorando a qualidade de vida de hipertensos e de diabéticos.

Como Fazer Chá da Folha de Pitanga:

Chá da Folha de PitangaIngredientes:

  • 3 colheres de Folhas de Pitanga;
  • 1 litro de água.

Modo de Preparo:

  • Levar a água ao fogo para ferver;
  • Depois que ferver, desligar e acrescentar as Folhas de Pitanga;
  • Tampar e deixar descansar durante 10 minutos;
  • Então, coar e servir-se imediatamente.

O ideal é tomar o Chá da Folha de Pitanga logo depois do seu preparo (não toda a jarra, sempre respeitando os limites diários de dosagem) antes que o oxigênio do ar destrua os seus compostos ativos. Um chá costuma preservar substâncias importantes até 24 horas depois do preparo, porém, depois desse período, as perdas são consideráveis.

Além disso, é importante certificar-se de que as folhas escolhidas para o chá sejam selecionadas com muito cuidado, de boa procedência, de boa qualidade e que não estejam infectadas ou estragadas.

Fonte: https://www.saudedica.com.br/cha-da-folha-de-pitanga/