Saúde,  Uncategorized

Coenzima Q10: Para Que Serve, Benefícios, Efeitos Colaterais e Como Tomar

coenzima-q10

A chave para as mudanças corporais está no metabolismo de cada pessoa. Algumas possuem dificuldade para perder peso devido ao funcionamento metabólico lento, já outras não ganham massa magra devido ao metabolismo constantemente ativo.

A coenzima q10 é naturalmente produzida pelo nosso corpo, mas ela também pode ser consumida através de suplementos que podem contribuir para um melhor equilíbrio no seu organismo.

A partir de agora você entenderá a importância da coenzima q10 no seu corpo, principalmente para a produção de ATP e para controle dos batimentos cardíacos.

O que é?

A Coenzima q10 é semelhante a um nutriente vitamínico. O corpo produz naturalmente esse nutriente, e ele pode ser encontrado em todas as células de nosso corpo. Sua presença é fundamental para a produção de energia e para a reconstrução das células, o que se deduz um efeito antioxidante super poderoso.

Como dito acima, a coenzima q10 pode ser produzida pelo nosso corpo, mas ela também pode ser obtida em alguns alimentos e suplementos alimentares. Dentre os alimentos que podem contribuir significativamente com quantidades desse nutriente podemos destacar o amendoim, a cavala, sardinha, carnes, em alguns óleos, e também em carnes de alguns órgãos como coração, rins e fígado.

Para que serve?

Esse nutriente pode retardar os efeitos dos radicais livres e ainda favorecer o equilíbrio dos batimentos cardíacos. Nos Estados Unidos, ela é utilizada como suplemento alimentar e pode ser chamado também de ubiquinona, ou ubidecarenona. Ela também é muito utilizada para fornecimento de energia e recuperação muscular, o que é um dos principais benefícios para praticantes de esportes.

Afirma-se que a Coenzima q10 pode ser consumida para tratamento de cancro, distrofia muscular, doença periodontal e insuficiência cardíaca. Abaixo você poderá conhecer de forma mais detalhada sobre as possíveis reações e benefícios obtidos com o uso da Coenzima q10.

Benefícios

Os benefícios que o suplemento pode oferecer são diversos, pois ele pode auxiliar na regeneração de vitamina C e E, e também é utilizado para auxiliar na prevenção de doenças como Alzheimer e Parkinson, pois oferece proteção às mitocôndrias. A Coenzima q10 é apontada como um diferencial utilizado no tratamento de fibromialgia e em muitas outras finalidades de uso; veja abaixo:

Insuficiência cardíaca

A produção de coenzima q10 não é tão satisfatória para pessoas de 30 anos ou mais; sendo assim, é indicado o acompanhamento de algum médico para reconhecer se há a necessidade de uma suplementação ou não. A reposição desse nutriente pode contribuir positivamente para manter os batimentos cardíacos em frequência benéfica. A Coenzima q10 pode oferecer mais segurança ao seu sistema cardiovascular.

Colesterol

É dito que o consumo de Coenzima q10 pode contribuir para a redução das taxas de colesterol ruim, o LDL.

Câncer

Alguns estudos realizados em 1961 levantaram indícios de que pessoas com cancros na mama, no pulmão, pâncreas, rim, cólon, linfoma e mieloma múltiplo possuíam quantidades inferiores de coenzima q10 na corrente sanguínea.

A suplementação coenzima q10 pode regular os níveis de doxorrubicina, uma droga que age como antitumor. Pesquisas foram realizadas com mulheres com câncer de mama, e a maioria delas obteve sucesso com o tratamento com a Coenzima Q10, mas o Instituto Nacional do Câncer reconhece que o tratamento não foi bem sucedido apenas pela medicação extra.

Sistema imunológico

A capacidade do nosso corpo de se proteger pode ser beneficiada a partir do consumo desse suplemento, pois ele contribui com ação antioxidante, o que reduz a possibilidade de envelhecimento de nossas células ao ajudar a neutralização das moléculas prejudiciais – os famosos radicais livres – o que dá uma proteção mais segura para nosso sistema imunológico.

Fonte energética

Afirma-se que, com o consumo regular de Coenzima q10, você pode contar com uma melhora no seu condicionamento físico para a realização de seus exercícios devido à ação como catalisador, o que proporciona uma melhor vasodilatação, assim garantindo um melhor transporte de oxigênio e substâncias pelo corpo.

É dito que esse suplemento pode agir diretamente na energia celular, e assim se tornar uma das fontes principais de energia. Através dessa melhora, consequentemente é notável a melhora no rendimento das atividades, e é possível notar benefícios também na taxa metabólica, o que estende os indícios a uma queima de calorias mais eficiente e muito benéfica para aqueles que desejam controlar o seu peso.

Fadiga muscular

Treinos de longa duração e de alta intensidade podem oferecer fadigas musculares que podem demonstrar uma certa dificuldade para recuperação. É dito que a Coenzima q10 é eficiente nesse quesito também. Ela pode ser ingerida após os treinos de alta intensidade, sendo utilizada como apoio para a melhor recuperação muscular de praticantes de esportes.

Antioxidante

Esse efeito pode beneficiar não só o funcionamento de seu organismo, mas a beleza de sua pele e cabelos. A ação antioxidante pode favorecer à redução das marcas de expressão, rugas e até flacidez, além de oferecer efeito anti-inflamatório.

Efeitos colaterais

É importante que sejam avaliadas as características pessoais de cada um. O consumo de coenzima q10 pode reduzir os níveis de açúcar na corrente sanguínea e ainda ocasionar desconfortos abdominais e dores no estômago. Diabéticos devem buscar uma avaliação médica antes de iniciar o consumo do suplemento.

Tomar mais que 100 mg de Coenzima q10 por dia pode ocasionar insônia leve. Dosagens excessivas, como 300 mg por dia e por um longo período, podem resultar em níveis elevados de enzimas no fígado e toxidade hepática.

Contra indicações

Se você possui insuficiência cardíaca ou qualquer desequilíbrio de frequência de batimentos, é fundamental que busque uma avaliação médica antes de iniciar o consumo de coenzima q10. Os estudos sobre os efeitos da medicação ainda não foram completamente comprovados, mas é importante que reconheça os riscos e evite qualquer sintoma mais grave.

Como tomar?

Cada fabricante oferece uma recomendação para dosagens de consumo e sua melhor forma de como tomar a Coenzima q10, mas é indispensável que você busque uma orientação médica para consumo desse suplemento.

Dieta equilibrada

Você pode se sentir beneficiado de forma diferenciada com a ingestão regular de coenzima q10, mas é fundamental que você assuma uma alimentação rica em nutrientes naturais e vitaminas que possibilitem um melhor funcionamento de seu organismo.

As propriedades contidas naturalmente nos alimentos podem se tornar o diferencial que você necessita para se manter ainda mais saudável e com o sistema imunológico perfeito para reagir de forma positiva às interferências externas.

Atividades físicas

Uma vida saudável não se limita apenas à alimentação correta e suplementação necessária. A prática de hábitos saudáveis pode oferecer benefícios não só para o seu corpo, como também para a sua mente. Sinta-se bem consigo mesmo, reserve alguns momentos de sua rotina para movimentar seu corpo e assim contribua para o funcionamento mais eficiente de seu metabolismo.

Você pode sim obter diversos benefícios com a ingestão de suplementos, mas é importante que priorize sempre os métodos naturais para se sentir disposto e saudável.

Leia mais: http://www.noticiasnaturais.com/2015/07/coenzima-q10-para-que-serve-beneficios-efeitos-colaterais-e-como-tomar/#ixzz4RogrAsOL

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Translate »