Brasileiros da Universidade Federal de São Paulo (Unifesp) começaram a estudar em 2002 e já haviam concluído, recentemente, que os dentes têm capacidade de nascer de novo, mesmo depois de adultos.

Os resultados se mostraram positivos a partir da implantação de células-tronco em casos de dentes removidos, estragados ou que nunca tenham nascido.

Agora, um estudo do King’s College, de Londres, na Inglaterra, descobriu que, além de fazer o dente crescer de novo, as células-tronco são capazes de fazer o dente se regenerar de uma cárie, por exemplo.

Além disso, os londrinos também descobriram que existe uma substância que estimula a produção dessas células direto na polpa dental (parte interna), o Tideglusib.

Eliminando cáries naturalmente

obturacao dente metal 116 400x800
ASBE/ISTOCK

O tideglusib é um remédio usado hoje para tratar distúrbios neurológicos, como o Alzheimer. Na polpa do dente, ele é um influenciador na produção de células-tronco: aumenta a quantidade de células no dente e ajuda na sua regeneração.

“A simplicidade da nossa abordagem faz dele ideal como um produto para o tratamento natural de grandes buracos, proporcionando a proteção da polpa e restaurando a dentina [a parte mais profunda do dente]”, explica Paul Sharpe, um dos principais autores do estudo.

O teste já foi realizado em ratos e funcionou muito bem. Colocada com uma esponja, a droga se dissolve e penetra no dente. “Usando a droga que já foi testada em ensaios clínicos para o Alzheimer, oferece uma oportunidade real de conseguir que esse tratamento chegue logo às clínicas”, aponta Sharpe.

Fonte: https://www.vix.com/pt/ciencia/543554/dente-pode-se-regenerar-sozinho-2-estudos-anunciam-o-fim-das-obturacoes-e-dentaduras