Dieta sem glúten e lactose. Imagem:divulgação

Pessoas intolerantes ao glúten e lactose precisam adotar um cardápio diferenciado, constituído de alimentos e pratos que são livres dessas substâncias, para que assim não sofram com as reações alérgicas.

Adotar uma dieta livre de glúten e lactose também é uma opção para aqueles que desejam ter uma vida mais saudável ou até mesmo evitar alguns problemas, mas é fundamental que você se alimente bem e substitua essas substâncias da forma correta, de modo que o corpo ainda receba todos os nutrientes que necessita.

Muitas pessoas que iniciam uma dieta sem glúten e lactose fazem isso de modo irresponsável e acabam passando mal. Há diversas maneiras de evitar isso e você descobrirá a seguir como fazer uma dieta sem glúten e sem lactose de forma simples.

Entenda o que é o glúten

O glúten é uma substância facilmente encontrada em massas, estando presente nos bolos, pães, bolachas e demais guloseimas desse tipo. Ele se trata da combinação de proteínas, sendo elas a gliadina e a glutenina. O glúten tem a função de tornar as massas mais elásticas e resistentes, tornando-as mais fáceis de manusear.

O glúten também é responsável pelo crescimento de massas como bolo e pão, pois ele forma uma rede protetora que prende o gás carbônico. Esse gás fica retido na massa e acaba fazendo-a crescer, por isso os pães e bolos podem ficar bem grandes.

Entenda o que é lactose

A lactose trata-se de um tipo de açúcar encontrado somente no leite e seus derivados; é essa substância responsável pelo gosto adocicado que geralmente encontramos na bebida. Ao tomar leite ou ingerir algum de seus derivados, ingerimos a lactose e ela acaba virando energia.

Quando é totalmente aproveitada, a lactose é quebrada em duas moléculas, a galactose e a glicose. Todo esse procedimento é realizado por meio da lactase, uma enzima extremamente necessária. Quando o nosso organismo não produz a quantidade indicada de lactase, o procedimento de quebra da lactose não acontece e todo o açúcar fica em nosso intestino, causando a intolerância e o mal-estar.

Intolerância ao glúten e a lactose

É comum hoje em dia vermos pessoas intolerantes ao glúten e a lactose, até mesmo pessoas que possuem as duas intolerâncias. Esses problemas podem ser tratados, apesar de não possuírem cura. Os tratamentos consistem em uma boa alimentação, livre das substâncias que causam o mal-estar, como o glúten e a lactose. Além disso, praticar atividades físicas também pode melhorar a sua qualidade de vida.

Dieta sem glúten e lactose
Dieta sem glúten e lactose. Imagem:divulgação

Antigamente não existiam muitos alimentos e pratos livres dessas substâncias, por isso as pessoas intolerantes precisavam seguir uma dieta chata, sem grandes variedades de pratos. Felizmente isso mudou e hoje existem milhares de pratos deliciosas que podem ser preparados com ingredientes diferentes e consumidos por todas as pessoas. É dessa forma que as pessoas intolerantes conseguem seguir uma dieta totalmente sem glúten e sem lactose.

Como tirar o glúten e a lactose do cardápio

Você deverá deixar de consumir todos os alimentos e produtos que possuírem essas substâncias na composição e substituir por outros alimentos que sejam livres e de preferência saudáveis. Produtos como creme de leite, leite e outros derivados já são vendidos no mercado com versões totalmente sem lactose.

Como tirar o glúten e a lactose do cardápio
Como tirar o glúten e a lactose do cardápio. Imagem:divulgação

Seguir uma dieta sem glúten e sem lactose pode ser uma tarefa muito difícil no início, mas persista pois assim você se acostumará e conseguirá usufruir somente dos benefícios. Pesquise os seus pratos preferidos na internet, mas receitas que sejam totalmente sem glúten e sem lactose.

É possível encontrar atualmente deliciosos pratos principais, sobremesas e até mesmo doces preparados sem glúten e sem lactose. Dessa forma você não precisará mudar tanto sua alimentação, apenas fazer substituições que sejam livres dessas substâncias.

Dicas para sua dieta sem glúten e sem lactose

Se você quer investir em uma dieta desse tipo, mas não é intolerante a nenhuma das substâncias, a substituição das refeições e dos alimentos pode ser feita de forma lenta e gradual, para que assim o intestino não sinta uma mudança abrupta. Veja quais alimentos são considerados ricos em glúten e em lactose, quais desses você consome e vá substituindo aos poucos.

Dicas para sua dieta sem glúten e sem lactose
Dicas para sua dieta sem glúten e sem lactose. Imagem:divulgação

O leite, por exemplo, pode ser substituído por leite de amêndoas, leite de coco, leite de soja e há várias outras opções no mercado. Você deve dar preferência para frutas, mas cuidado pois algumas também possuem lactose, por isso converse com seu nutricionista.

Alimentos ricos em lactose e glúten

Agora você ficará sabendo dos principais alimentos que são ricos em glúten e em lactose para que possa retirá-los de sua alimentação aos poucos. Os principais alimentos ricos em glúten são: bolos, pães, macarrão, biscoitos, tortas, massas em geral e todos os demais alimentos que possuem trigo, cevada ou centeio em sua composição.

Alimentos ricos em lactose e glúten
Alimentos ricos em lactose e glúten. Imagem:divulgação

Já os principais alimentos que possuem lactose são: leite de origem animal e todos seus derivados. Você deve dar preferência a leite de origem vegetal, além de derivados que sejam à base de soja. Há alguns iogurtes preparados com leite mas que possuem baixo nível de lactose e por isso ainda podem ser consumidos.

Dieta sem glúten e sem lactose simples

Para seguir uma dieta simples, nada melhor do que você seguir as dicas que já demos de substituir aos poucos seus alimentos e suas refeições. Essa é uma dieta muito simples, pois você apenas substituirá o que consome e os pratos por versões totalmente sem glúten e sem lactose, não necessariamente deixando de comer algo que gosta.

É sempre indicado conversar com um nutricionista, pois ele saberá todas as necessidades do seu corpo e pode te ajudar a criar um cardápio baseado nos seus pratos preferidos, além de dar dicas para você conseguir continuar em uma dieta sem glúten e sem lactose, pois não é nada fácil.

Aliás, não é indicado que você inicie esse tipo de dieta caso não seja realmente intolerante e não haja uma grande necessidade de evitar tais substâncias. Você poderá descobrir se possui alguma intolerância por meio de exames de sangue.

https://boaformaesaude.com.br/dieta-sem-gluten-e-lactose-dieta-simples/