Alimentação,  Uncategorized

Finalmente confirmado: café faz bem para a saúde

A farmer scoops up organic coffee beans at a coffee field in the high mountains of Peru's central jungle city of Chanchamayo August 11, 2008. Despite not being a huge coffee producer, Peru is the world leader in organic coffee exports. The focus on specialty coffee has helped the country make the most of its strengths, but faces a growing number of challenges as coffee markets--and Peru--evolves. REUTERS/Enrique Castro-Mendivil (PERU)

Após a revisão de mais de 1000 estudos em humanos e animais, a Organização Mundial de Saúde concluiu que não há evidências científicas adequadas que comprovem que o café seja carcinogênico. Isso depois de 25 anos que a organização considerava-o como “possível carcinógeno”!

Muitos estudos epidemiológicos mostraram que o café não tem efeito carcinogênico para câncer de pâncreas, mama e próstata, além de reduzir o risco de alguns tipos como no caso do câncer de fígado e de endométrio.

No começo do século passado, era considerado pelos médicos um veneno. Para eles, beber café causava uma crise nervosa.

Porém, com o passar do tempo, baseado em pesquisas sérias, e por outro lado ciência de baixa qualidade, não se chegava a conclusão alguma sobre seus possíveis riscos ou benefícios.

Quando esta história começou a mudar

Nas últimas décadas, a comunidade científica tem alegado que o café promove benefícios múltiplos para a saúde.

No ano passado, os cientistas que criaram as orientações nutricionais do governo americano para 2015 já diziam que o consumo de 3 a 5 xícaras por dia não seria maléfica, e até que esse consumo moderado poderiam reduzir doenças crônicas.

Além disso, as revisões de estudos envolvendo milhões de pessoas, realizados pelo World Cancer Research Fund International, confirmam que com o consumo regular de café se cria uma maior expectativa de vida e também se reduz o risco de doença cardíaca, diabetes tipo 2 e doenças neurológicas.

Diferenças entre o café orgânico e o convencional

Quando estiver escolhendo o seu próximo café, tenha a certeza que está consumindo algo prazeroso e saudável, e não algo lesivo para a sua saúde.

Veja as diferenças:

  • Café convencional: é carregado de químicos, como fertilizantes sintéticos, pesticidas, herbicidas, fungicidas e inseticidas.
  • Além disso, o próprio produto está exposto a altos níveis destes químicos que são pulverizados nas culturas ao manuseá-los durante a colheita.
  • Acrescido a isso, não podemos ignorar o impacto ambiental causado no ar e na água por esses resíduos químicos.
  • Café orgânico: não contém químicos ou fertilizantes sintéticos. Seus grãos são mais saborosos e mais ricos em antioxidantes naturais.
  • É saudável para você, para o produtor e não compromete o planeta.

O melhor modo de consumir o café

Quando consumir café, prefira o preto sem açúcar tóxico (que pode desencadear a resistência à insulina) ou substitutos químicos do açúcar, como sucralose, aspartame ou sacarina, que fazem com que se percam os benefícios da bebida.

Mesmo o café com creme ou leite pode comprometer a absorção dos ácidos clorogênicos, tão benéficos.

Aprenda a degustar um bom café, e não se deixe ser enganado por substâncias que mascaram cafés de baixa qualidade!

Só quando se começa a consumir a bebida pura se desenvolve a capacidade de aprender a apreciar e a discernir quando ela realmente tem qualidade.

Beba sem culpa, pois hoje as evidências científicas estão do seu lado!

E saiba que o café torrado escuro, que é o tipo usado para o expresso, contém mais antioxidantes, como a vitamina

E, agentes neuroprotetores, matéria prima proteica que gera glutationa e mais um químico chamado N-Methylpyridium, que ajuda o estômago a produzir acidez adequada.

E então? Que tal um cafezinho?

Referências bibliográficas:

  • Well The New York Times June 15, 2016
  • Lancet Oncology June 15, 2016
  • Int J Cancer. Nov. 15, 2000;88(4)658-64
  • European Journal of Cancer Prevention April 22, 2016
  • Mol Nutr Res. Nov. 2006;50(11):1039-46
  • J Agric Food Chem July 27, 2011;59(14):7925-31

Fonte: http://www.drrondo.com/cafe-faz-bem-para-saude/

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Translate »