Alimentação,  Uncategorized

Kefir – Benefícios

Kefir Leite

KEFIR é conhecido há milhares de anos, originário do Cáucaso, formado por lactobacilos e leveduras que fermenta diversos substratos, principalmente o leite caprino e bovino, mas também vegetais, como o leite de coco e de soja, dentre outros, inclusive água.

Tido como um dos alimentos mais ricos que se conhece (que não deve ser confundido com iogurte que é fermentado somente por lactobacilos e por ser menos nutritivo), muito se discute quais os benefícios que o KEFIR oferece à quem o consome, já que se observou também que os habitantes das montanhas russas do cáucaso chegam a ter grande longevidade com total saúde.

Em minhas pesquisas, identifiquei muitos benefícios já observados, alguns carentes de comprovação científica, entretanto, praticamente sem nenhuma contra-indicação em se consumir a bebida KEFIR, como já mencionei em postagem anterior sobre contra-indicação.

Mas afinal, quais são os benefícios do KEFIR?

A título exemplificativo, sem a intenção de substituir a palavra sempre muito importante de um médico (o que sempre reitero que deve ser consultado à quem pretende consumir a bebida), listo de forma didática alguns dos meus achados, benefícios que não se resumem a estes:

1) Segundo o Dr. Lair Ribeiro, é um probiótico que restabelece de forma permanente a microbiota intestinal (os probióticos de farmácia restalecem enquanto você o consome);
2) A colônia KEFIR contém fungos saudáveis, proteínas, lipídeos, Vitamina D, Cálcio, Fósforo, Magnésio, dentre outros;
3) Em testes de laboratórios e em animais, como informa o Wikepedia, foram observadas propriedades anticancerígenas, antifúngicas, antivirais e antimutagênicas;
4) Mais poderoso que o iogurte;
5) Possui propriedades antibacterianas;
6) Reduz risco de osteoporose;
7) Ajuda em problemas digestivos diversos;
8) É bem aceito por quem tem intolerância à lactose;
9) Melhora alergias e asma;
10) Pode auxiliar no emagrecimento;
11) Restaura a musculatura de quem pratica academia, podendo até substituir o Whey Protein;
12) Estimula o sistema imunológico;
13) Auxilia o tratamento de problemas de pele, intestinais, sangue, renais, etc;
14) Auxilia no tratamento de males decorrentes de exposição à poluentes e irradiações;
15) Auxiliar no tratamento de reumatismo e LER;
16) etc.

Muito embora o consumo do KEFIR seja um hábito amplamente divulgado nas populações no Hemisfério Norte, sendo até mesmo fabricada pela indústria alimentícia, assim como queijos e iogurtes, reitero a importância de consultar seu médico para que este te introduza ao KEFIR e possa avaliar se você, muito embora as contra-indicações são praticamente inexistentes, está apto à consumi-lo.

* Fontes Sites: (i) essentialnitrition, (ii) ingerindosaude, , (iii) wikepedia, (iv) kefir.50webs, (v) youtube palestra Dr. Lair Ribeiro

Doação de Grãos de Kefir
Custo do frete para qualquer localidade R$ 14,90
WhatsApp: 11-9.7247.7908

wagnersardinha@bol.com.br

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Translate »