Frutas,  Uncategorized

Noni

O noni é uma fruta originária da Polinésia e Índia, cujo nome científico é morinda citrifolia, que já está sendo cultivada no interior de São Paulo, no Pará, em Pirinópolis…

Uma fruta que se assemelha à de um cacto por sua textura e riqueza em sementes, e se adapta muito bem ao solo e clima brasileiros. Bem, não gosta muito do frio!

Seu poder medicinal contra várias doenças tem impressionado vários cientistas, apesar de seu sabor e aroma BEM estranhos, eu diria mais para remédio que para alimento…

A doutora em Genética Nutrigenômica, Carmem Lúcia de Mello Sartori Cardoso da Rocha, da Universidade Estadual de Maringá estuda o efeito medicinal de certas plantas há 30 anos e seu maior interesse é que suas pesquisas ajudem a diminuir o risco de câncer na população em geral.

Ela explica que as plantas que estuda agem de duas formas:

1) Por ativar o sistema imunológico, defendo-o do ataque de invasores e doenças degenerativas.

2) Pela elevada concentração de substâncias capazes de proteger o material genético das células.

No câncer, as células começam a se multiplicar de forma desordenada e se tornam 'imortais'. Os tumores surgem dessa 'desordem' celular. Além do noni impedir essa mutação, quando consumido para prevenção também se mostra eficaz como suplemento alimentar.

"Observamos que o noni induz as células tumorais à morte de forma programada. Ele também foi capaz de preservar as células normais", afirma.

Os pacientes que passam por quimioterapias se livram de células doentes, mas também perdem as células saudáveis. "Não queremos de forma alguma fazer terrorismo contra a quimioterapia. Todos os tratamentos são válidos. Nossa proposta é que o noni seja utilizado como medicina complementar".

Carmem Lúcia afirma ainda que, além do poder anticancerígeno, o noni também se mostrou eficaz no controle da diabetes, reduzindo, inclusive, o uso de insulina. O efeito se comprovou primeiro em estudos com ratinhos.

O noni deve ser idealmente consumido em forma de suco, batido com suco de uva (ou qualquer outra fruta) concentrado e isento de açúcar. Isto porque o noni tem aroma e sabor de difícil apreciação. A posologia indicada na prevenção e tratamento é de 1 colher de sopa 2 vezes/dia deste suco.


Preparo do suco

Bater no pulsar do liquidificador 1 xícara (chá) do fruto maduro e amassado com um garfo + suco fresco de 1 limão + 250 ml de suco concentrado de uma frutas fresca e madura da estação.

Coar numa panela furada 2 ou 3 para poder coletar as sementes*. 

Colocar em frasco de vidro limpo, tampar bem e manter na geladeira.

(*) Lavar as sementes e levar ao sol para secarem e seguirem para doação…


Quando maduro, o fruto passa de uma cor amarelo esverdeado para um cinza meio transparente, além de textura bem macia como a de uma fruta de cacto. O tamanho pode variar desde a de um tomate grande até uma graviola de tamanho médio.

O fruto é rico em xeronina, cuja especialidade é ajudar na reabertura dos poros das paredes das células humanas, facilitando na melhor absorção dos seus nutrientes funcionais e, excreção dos agentes tóxicos.

Em síntese, as células tornam-se mais vivas e ativas diante de membranas mais porosas e flexíveis! Este fenômeno é importante para todos os processos metabólicos, principalmente na reversão de um diabetes tipo 2 e dos problemas cardiovasculares.

Até pouco tempo importava-se suco de noni dos Estados Unidos, mas a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) proibiu. Que bom porque o valor cobrado era de R$150,00/litro, o que era um absurdo e proibitivo para os doentes, ou que desejam mais saúde, de baixa renda familiar.

A notícia boa notícia é que você já pode encontrar mudas e sementes de noni Brasil afora. Procure se informar, pesquise no google e venja onde conseguir a sua.

Daí em diante a bola fica com você: plantar uma árvore de noni em seu quintal, escola, clínica ou bairro.

Suas principais ações:

Protege contra o surgimento de tumores porque eleva a imunidade.

Devolve o bem-estar por sua regeneração celular, facilitando que o próprio organismo corrija suas dificuldades metabólicas.

Melhora a digestão e assimilação dos bons nutrientes dos alimentos.

Ajuda no controle do diabetes.

Reduz inflamações por sua efetiva ação antioxidante.

Regula a pressão sanguínea.

Reduz o risco de ataques cardíacos.

Alivia dores.

Aumenta os níveis de energia. 

Noni é compatível com qualquer tratamento de saúde, seja ele preventivo ou curativo, um alimento que não é um remédio, mas confirma aquela famosa frase: faça do seu alimento o melhor medicamento.

Um alimento fortemente DESINTOXICANTE!

Fonte: http://www.docelimao.com.br/site/home

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Translate »