Saúde

Obesidade 3/3

TRATAMENTO E PREVENÇÃO

Mudando seu estilo de vida

A obesidade deve ser tratada para diminuir os riscos à saúde causados ​​pela obesidade e para melhorar a qualidade de vida. Um programa adequado de controle de peso geralmente combina atividade física, dieta saudável e mudança nos hábitos diários.

Outros programas também podem envolver aconselhamento psicológico e, em alguns casos, terapia medicamentosa. Perder peso e mantê-lo é muito desafiador porque mudanças de estilo de vida e de comportamento são necessárias.

O importante é comer uma dieta saudável e equilibrada. Dietas da moda não funcionam e podem ser perigosas. O corpo precisa de uma quantidade mínima de energia dos alimentos para funcionar normalmente. Nenhuma dieta diária com menos de 1000 a 1200 calorias deve ser usada sem supervisão médica.

Orientação Nutricional

A orientação nutricional é fundamental para garantir que os alimentos que estejam sendo ingeridos, bem como os horários e quantidades estejam adequados para garantir a perda de peso na velocidade e quantidade indicadas para cada paciente.

Além disso, este tipo de acompanhamento permite que o paciente tenha um plano completamente personalizado e que possa tirar as dúvidas sobre alimentação e realizar o acompanhamento da maneira correta à medida que a perda de peso ocorre, sem que para isso haja cortes restritivos na alimentação ou problemas com a baixa ingestão de calorias.

Perder peso com sucesso, e manter um peso saudável, requer mudanças duradouras nos hábitos alimentares e de exercícios , bem como uma compreensão dos fatores emocionais que levam a excessos. Envolve também a definição e o alcance de metas específicas e realistas.

As pessoas que são obesas devem consultar um médico ou nutricionista para um programa seguro e personalizado de perda de peso. Terapia comportamental também pode ajudar. Um terapeuta pode ajudá-lo a entender as razões emocionais e psicológicas que o fazem comer demais e pode lhe ensinar maneiras de gerenciar seus gatilhos alimentares.

Atividade física regular é uma parte importante do controle de peso. Além de gerenciar o peso, o exercício também melhora a saúde geral e pode ajudar a reduzir o risco de doenças como certos tipos de câncer, doenças cardíacas e osteoporose. Atividade física regular não significa que você tenha que se matricular na academia mais próxima.

Pode ser tão simples quanto subir as escadas em vez de pegar o elevador, caminhar ou andar de bicicleta para trabalhar e deixar o carro em casa (se for possível), ou dar um passeio na hora do almoço com os colegas de trabalho. O importante é adicionar exercícios à sua rotina diária e trabalhar para um nível de atividade mais alto. Escolha atividades e exercícios que você goste.

INTERVENÇÃO MÉDICA

Medicamentos podem fazer parte de um programa de controle de peso. Medicamentos não são “curas mágicas”, levando à perda de peso permanente. Eles geralmente são usados ​​em combinação com um programa adequado de dieta e exercícios. Eles são apenas para pessoas que são classificadas como obesas (ou seja, aquelas com um IMC acima de 30), ou pessoas com um IMC de 27 e fatores de risco adicionais de doenças cardíacas, como colesterol alto ou diabetes.

Alguns medicamentos são aprovados apenas para uso a curto prazo. Um exemplo de medicação para perda de peso disponível no mercado é o Orlistat *, que bloqueia a absorção de gordura do intestino. Converse com seu médico se os medicamentos são uma opção para você.

A cirurgia só deve ser considerada quando outras opções de controle de peso não foram bem sucedidas. Existem muitas formas de cirurgia da obesidade, mas muitas vezes a cirurgia reduz o tamanho do estômago, de modo que apenas uma pequena quantidade de comida pode ser comida confortavelmente.

Ao  se deparar com muitas opções de perda de peso, é importante considerar os riscos e benefícios de cada opção. O seu médico e outros profissionais de saúde podem fornecer as informações de que você precisa para fazer uma escolha consciente sobre quais opções são melhores para você.

Fontes:

“Casualidade Obesidade.” Inca http://www.inca.gov.br/situacao/arquivos/causalidade_obesidade.pdf. Online. 12 de Maio de 2018.

.Instituto do Cancer <http://cancer.org.br/inca-luta-contra-o-cancer-deve-comecar-por-combate-a-obesidade/>. Online. 12 de Maio de 2018.

Instituto do Cancer <http://portalsaude.saude.gov.br/images/pdf/2015/abril/15/PPT-Vigitel-2014-.pdf>. Online. 12 de Maio de 2018.

Fonte: https://deber.com.br/obesidade/

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