O óleo de Olíbano é extraído de árvores típicas da África e da Ásia, e devido às suas propriedades adstringentes, cicatrizantes e anti-inflamatórias, ele é indicado para diversos fins, auxiliando no tratamento de doenças e a reduzir desde manchas na pele até os sintomas da depressão, além de oferecer vários outros benefícios que vamos mostrar a seguir.

Uma curiosidade a respeito deste óleo: Como valia mais que ouro, foi um dos presentes dados pelos três reis magos ao menino Jesus, na manjedoura. Venha conhecer mais sobre esse óleo essencial aromático que pode fazer maravilhas pelo seu corpo e mente.

Para que serve o Óleo de Olíbano?

É composto por vitamina C, retinoides, ácido elágico e alfa-hidroxiácidos, e cada um desses componentes serve para oferecer um ou mais benefícios para o seu corpo, mente e para a sua beleza.

Além da sua composição, é importante dizer que o óleo de Olíbano tem ação adstringente, cicatrizante e anti-inflamatória, que age nutrindo a sua pele e fortalece o sistema imunológico, ajudando a combater vários problemas de saúde, como veremos a seguir.

Quais os benefícios?

Como dissemos, o este óleo pode oferecer diversas funções e benefícios para a saúde do corpo e da mente e para a beleza. Veja como você pode usá-lo:

  • Tem ação anti-inflamatória e cicatrizante, ajudando a combater problemas da pele como manchas, acnes, cicatrizes, rugas e até mesmo as estrias novas (ainda vermelhas);
  • Ajuda no processo de cicatrização;
  • A inalação do óleo de Olíbano ajuda a aliviar problemas respiratórios como a asma e a bronquite, além de agir também no trato pulmonar e auxiliar a prevenir tosses e laringite. Suas propriedades expectorantes ajudam a reduzir o acúmulo de catarro e secreções;
  • Por ter propriedades calmantes e confortantes, era muito usado em incensos e pode auxiliar no tratamento da depressão e da ansiedade;
  • Pode ser usado no tratamento de problemas bucais, como dores de dente, feridas na boca, infecções da boca e mau hálito;
  • Alivia coceiras;
  • Ajuda a aumentar o foco e a clareza mental;
  • Hidrata e devolve o viço de peles ressecadas e sem vida;
  • O óleo de Olíbano diluído no banho de assento ajuda no tratamento de hemorróidas e nos problemas no trato urinário, como a cistite e infecções;
  • Ajuda a recuperar e hidratar os cabelos secos e fortalece a raiz.

Óleo de Olíbano

Ajuda a amenizar as manchas na pele?

Sim, o óleo de Olíbano ajuda a amenizar as manchas na pele causadas pelo sol, além de ser eficaz também no clareamento de cicatrizes, acne e estrias, além de ajudar também na redução dos sinais do envelhecimento precoce, como as rugas e marcas de expressão.

Como usar Óleo de Olíbano?

Este produto deve ser usado de forma diferente dependendo de qual benefício você precisa usufruir ou que tipo de tratamento quer fazer. Veja abaixo:

Para os tratamentos da pele, você pode aplicar duas gotas do óleo puro sobre a área desejada e massagear bem com movimentos leves e circulares. Pode também acrescentar o óleo ao seu hidratante corporal favorito, na seguinte proporção: 6 gotas de óleo de Olíbano para cada 50 ml de creme hidratante. Outra opção é diluir 20 gotas  na água da banheira.

Para fazer o tratamento de doenças respiratórias, dilua 2 gotas  em água fervente e faça a inalação com a ajuda de um lenço ou recipiente próprio, com água. Para o trato urinário, dilua 10 gotas  em 2 litros de água usada para o banho de assento.

Óleo de Olíbano

Pode causar reações adversas?

Não. Por ser 100% natural e livre de parabenos (substâncias alergênicas), o óleo de Olíbano não causa reações adversas.

Tem contra-indicação?

Sim. O óleo de Olíbano não é indicado durante a gravidez, pois suas propriedades podem provocar aborto e defeitos de formação no feto.

Onde comprar óleo de Olíbano? Quanto custa?

Você pode comprar o óleo de Olíbano em lojas de produtos naturais ou sites especializados. Indicamos que pesquise bastante antes de comprar, pois o preço pode variar bastante, de acordo com a marca e do tamanho da embalagem.

Durante a pesquisa que realizamos para fazer esse texto (em Maio de 2017) o preço do Óleo de Olíbano variava entre R$15 a R$120 (tamanhos diferentes).

Fonte: https://www.vibrasaude.com/produtos/oleo-de-olibano/

Curso Aromaterapia – informações espacodosol@gmail.com