taioba não é das hortaliças mais conhecidas no Brasil, pois ela costuma ser plantada nos quintais das casas e a sua produção é maior nos estados de Minas Gerais e Goiás. Porém, é uma planta que devia ser consumida por todos devido ao seu elevado valor nutritivo.

Ela consegue oferecer diversos benefícios para a nossa saúde e pode ser consumida das mais diversas formas: em sopas, bolinhos, pizzas, crepes e outras tantas delícias. Essa folha faz um grande sucesso por ter o gosto parecido com o espinafre, porém um pouco mais suave.

Quer saber quais são os incríveis benefícios de adicioná-la ao seu cardápio? Então continue por aqui!

Por que comer taioba?

1. Melhora a visão

Se você tem problemas de visão, está mais do que na hora de começar a consumir taioba. Esse benefício que a hortaliça oferece é por conta da vitamina A presente nela.

Já ouviram falar sobre cegueira noturna? As baixas taxas de vitamina A no organismo é a causa para essa condição. Como o próprio nome já diz, é uma dificuldade de enxergar à noite ou em locais escuros. Isso pode ser um problema, por exemplo, para quem dirige à noite, especialmente caminhoneiros.

Essa vitamina é um dos ingredientes fundamentais para a síntese da rodopsina, uma substância que nos ajuda a diferenciar o claro do escuro.

2. A planta taioba fortalece os ossos

Não é apenas o leite que é rico em cálcio, as folhas verdes também possuem altos níveis desse mineral e quanto mais verde é a folha, mais cálcio ela tem.

Essa regra também vale para a taioba que, além desse nutriente, também possui fósforo, muito importante para constituição e reparo ósseo. Comer a folha fortalece o sistema esquelético e, consequentemente, ajuda na prevenção de doenças como a osteoporose.

3. Melhora as defesas do corpo

O nosso sistema imunológico deve estar sempre pronto para nos defender de agentes invasores como vírus, bactérias, fungos e outros. Uma forma de fortalecê-lo é adicionando a taioba à dieta.

Isso ocorre por conta da presença de vitamina C, que é um agente antioxidante e também aumenta as defesas do corpo. É por isso que é muito comum que seja indicado frutas ricas em vitamina C quando estamos resfriados como a laranja e o limão.

4. Alivia a constipação

Constipação nada mais é que a popular prisão de ventre. A pessoa passa dias sem defecar e isso pode causar muita dor, além de ser um sinal de que algo não vai bem no organismo.

Alimentos ricos em fibras como a taioba pode ajudar e muito esse tipo de situação. É que, ao chegarem ao intestino, elas aumentam os movimentos peristálticos – responsáveis pela passagem bolo fecal no intestino até o destino final.

5. Auxilia na prevenção e tratamento da anemia

taioba é rica em ferro, nutriente essencial para a prevenção da anemia (situação que ocorre quando há uma baixa na quantidade de ferro no sangue conhecida como anemia ferropriva).

A hemoglobina – célula vermelha – é a responsável por levar oxigênio para as mais diversas partes do corpo. Porém, essa célula só consegue fazer isso se o ferro estiver conectado a ela. Assim, se há pouco ferro, consequente, há pouco oxigênio circulando no corpo.

6. Controla a pressão arterial

Os quadros de hipertensão arterial são cada vez mais comuns e uma forma de controlar a pressão e também prevenir essa doença é ingerindo taioba.

Ela é rica em potássio – nutriente responsável pelo controle de sódio na corrente sanguínea – e, por conta disso, também consegue controlar o acúmulo de líquidos dentro dos vasos. Além da hipertensão, esse desequilíbrio da pressão também pode provocar o AVC (acidente vascular encefálico).

Benefícios, e Diferença Entre Taioba e Inhame

Fonte: https://www.dietaeboasaude.com.br/taioba-beneficios-receita/