Fitoterapia,  Uncategorized

Pfáffia: Conheça os Benefícios do Ginseng Brasileiro

[Imagem: Pfáffia-O-Ginseng-Brasileiro.jpg]

A pfáffia tem tal força energética e purificadora do organismo que é chamada de ginseng brasileiro, por possuir propriedades energéticas muito semelhantes ao ginseng coreano.

A parte utilizada da planta é a raiz e na sua rica composição química é encontrada cerca de 150 substâncias ativas, dentre os quais o ácido pfáffico, com alto poder para inibir o crescimento de células tumorais.

As vitaminas e minerais presentes nesta erva mantêm a fluidez e o equilíbrio das gorduras no sangue circulante.

É um excelente suplemento alimentar, bio-energético, revigorante e regenerador celular que evita o envelhecimento precoce, fortalece o sistema imunológico, além de melhorar a atividade e a acuidade mental e a disposição em geral,  desintoxicando todo o organismo.

Oferece benefícios aos portadores de diabetes, artrite, reumatismo, osteoporose, distúrbios circulatórios, obesidade e também a quem tem cansaço frequente, estresse nervoso e físico e má função intestinal.

Ginseng Brasileiro – (Pfaffia paniculata)

A Pfaffia é uma excelente fonte de hormônios. É uma planta pouco estudada no exterior, onde é usada em caso de esterilidade masculina, à semelhança do Panax ginseng (Ginseng), este sim bastante conhecido.

É chamado “Ginseng” porque suas raízes são também semelhante a uma figura humana, shen, em chinês O Hen shen ou Ginsheng, em chinês é seu nome.

Vendida como afrodisíaco pelos ervanários, já que é grande estimulante geral, inclusive sexual, além de anti-estressante. Para o povo, é droga estimulante físico e psiquicamente, apoiadora em caso de estresse, cefaléia de origem digestiva, além de ser útil em caso de depressão leve e anti-fadigosa.

Cicatrizante, antitóxica, analgésica, potencializadora da ação da insulina, fortalece o coração melhorando a circulação. Ativa a formação de glóbulos sangüíneos, brancos e/ou vermelhos, portanto é útil para aumentar a defesa orgânica e ajudar na cura de anemia por falta de ferro, se isto for causado por baixa celularidade.

Constituintes

Vitaminas A, B2, B3, B12, C, D, E, F, ácido pfáfico, fosfosídeos, estigmasterol (hormônio), sitosterol (outro hormônio), alantoína (bom cicatrizante de feridas), fósforo, cálcio, potássio, aminoácidos, mucilagem e saponinas (foram descobertas seis, por Kamadawa, na Escola de Farmácia da Universidade de Hokuriku, Japão).

Pesquisas recentíssimas verificam que o ácido pfáfico atua inibindo crescimento de tumores, o que pode levá-la a ser usada em cânceres.

Aconselha-se usá-la em pó da raiz na quantidade de 5 a 10 g ou por decocção da raiz (10g também) ao dia. Há cápsulas no mercado.

Anti-fadiga 

Colocar uma colher de sobremesa de raiz em pó em uma xícara e adicionar água fervente. Abafar por dez minutos, esperar esfriar um pouco e coar. Tomar uma xícara em jejum pela manhã e outra à noite.

Anti-fadiga e anti-anêmica 

Colocar duas colheres de sopa de pó em uma garrafa de vinho branco seco. Deixe macerar por uma semana, agitando a garrafa de vez em quando e coe. Tomar um cálice de duas a três ao dia, antes das principais refeições.

Tônico 

Em uma xícara, colocar uma colher de sobremesa de pó de raiz de Pfaffia e uma de Guaraná em pó, adicionando-se água fervente. Abafado, por dez minutos e beber ainda morno. Tome-se uma xícara após o café da manhã e outra à tarde.

Cefaleia, estresse

Uma colher de sopa de pó, dever ser colocada em uma xícara de álcool de cereais a 60 %. Deixando-se tudo em maceração por dez dias, coe em pano, espremendo bem o conteúdo. Tome de dez a quinze gotas ou uma colher de chá em pouco de água, duas vezes ao dia (uma pela manhã e outra a noite).

Fonte: http://forum.noticiasnaturais.com/Topico-pf%C3%A1ffia-conhe%C3%A7a-os-benef%C3%ADcios-do-ginseng-brasileiro

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Translate »