Frutas

Pomelo (Citrus paradisi): todos os benefícios da maior das frutas cítricas

Pomelo (Citrus paradisi) também chamada laranja-natal ou cimboa é a maior de todas as frutas cítricas. Sua árvore pode atingir até os 8 metros de altura e, cada fruta varia entre 1,5 a 2 kg de peso.

Originária no sudeste asiático, o pomelo é uma planta que se adapta bem a grande variedade de climas portanto, se você quiser, poderá ter um pé de pomelo no jardim da sua casa.

Mas, não a confunda com a toranja ou grape-fruit, que é outra espécie, está bem?

Do pomelo se come a polpa in natura ou em suco, se extrai o óleo essencial e, em alguns países, se fabrica uma bebida conhecida como refrigerante de pomelo que, dependendo do processo usado na sua fabricação, conservará, ou não, as propriedades curativas da fruta. No Uruguai, o refrigerante de pomelo é tão famoso quanto o nosso guaraná, aqui.

Na forma, o pomelo parece uma laranja muito grande, com a casca amarelada ou esverdeada. A polpa pode variar do amarelo pálido até o laranja e roxo, dependendo da variedade. As polpas arroxeadas correspondem a uma fruta mais rica em antocianinas e carotenóides. Todas as variedades de pomelo são bastantericas em vitamina C, potássio e outros minerais.

O pomelo é menos doce do que a laranja, menos ácido do que o limão e um pouquinho mais amargo. É bom de se comer fresco, às colheradas, e aproveitar sua fibra, muito rica em pectina. O suco de pomelo pode ser combinado com o suco de outros cítricos caso você não se agrade do seu gosto puro.

Benefícios do pomelo para a saúde

Por sua riqueza nutricional – vitamina C, potássio e pectina, carotenóides e antioxidantes – o pomelo traz diversos benefícios à saúde de quem o consome rotineiramente.

pomelo 2

Assim, esta fruta cítrica pode aportar positivamente para:

círculo verdeestimulação do sistema imunológico

círculo verdemelhora as funções digestivas

círculo verderegulariza a pressão arterial

círculo verdereduz cólicas

círculo verdeprevine anemia

círculo verdeaumenta a resistência óssea

círculo verdereduz os sinais de envelhecimento precoce

círculo verdeprevine o câncer

círculo verdeprotege a saúde do coração

círculo verdepode te ajudar na perda de peso.

Semente de pomelo e seus benefícios

Em algumas regiões também é usada a semente de pomelo para diversos tratamentos como, por exemplo, a sinusite e outros problemas de pele, problemas gástricos (úlcera e parasitoses), problemas bucais (gengivite). Afirma-se que o extrato desta semente tem propriedades antissépticas interessantes.

Contraindicações do pomelo

Mas, como todo excesso é prejudicial de alguma forma, as pessoas que sofrem do fígado ou rins devem “maneirar” na ingestão de pomelo, justamente por conta dos seus elevados níveis de vitamina C e potássio. A mesma recomendação se faz àqueles que sofrem de hipotensão arterial.

Fonte: https://www.greenme.com.br/alimentar-se/alimentacao/4966-pomelo

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Translate »