Alimentação Natural

Queijo muçarela vegano – Cozinha Prática Doce Limão

Vai um queijo de derreter aí? Não é crudívoro, porque vai ao fogo, mas é vegano. E vai óleo isolado… Mas vamos confessar, bem que apetece, de vez em quando, umas rodelas de tomate, um cracker com um ‘veganinho’ derretido por cima né?

Então, selecionei esta receita cuja ideia original veio do Cocinando Facil (canal espanhol no You Tube), mas foi customizado para o jeito Doce Limão, onde usamos azeite de avocado (ou de abacate), fito sal… E, depois de testado e aprovado, foi para o novo filhote Cadê o leite que estava aqui?

Vamos lá: barriga no fogão!!!

Quer mais 70 receitas como essa? Confira nosso e-book abaixo:

No vídeo fizemos MEIA RECEITA, vamos à receita INTEIRA para 500 gramas de muçarela

Ingredientes: 2 xícaras (chá) de água fria, 2 xícaras (chá) de iogurte de coco, 2/3 xícara (chá) de azeite de oliva (no vídeo usamos azeite de avocado), 2 colheres (chá) de fito-sal ou sal marinho, 8 colheres (sopa) de polvilho azedo, 4 colheres grandes (sopa) de amido de milho, 1 colher (sopa) de  suco fresco de limão, 25 g de Ágar-ágar (precisa ser do importado, o nacional não funciona).

Uma dica: se você usar direto a polpa do coco-verde opte por aquela que tiver uma espessura acima dos 3 mm. Evite o coco seco porque o queijo final ficará fibroso. No caso do coco seco germinado, sugiro extrair o leite (bem concentrado) e deixar virar iogurte, conforme indicado na receita.

Preparo: bata no liquidificador as 2 xícaras de água, o iogurte, o azeite, o sal, o polvilho, o amido de milho, o suco fresco de limão e o ágar-ágar. Até uma textura bem lisa e homogênea.

Em separado: prepare uma bacia com água, bastante gelo e uma colher de sopa de sal, onde serão jogadas as bolas de queijo para resfriar rapidamente.

No fogão: passe o creme do liquidificador para uma panela de ágata ou inox e leve ao fogo. Vá mexendo com uma espátula de bambu. Após 5 minutos, quando começa a encorpar, abaixe o fogo e siga mexendo sem parar. Quando chegar a uma textura de um mingau bem grosso, tipo um queijo derretido (meio chiclete), tire do fogo e comece a formar as bolas, usando um boleador de sorvete ou 2 colheres de sopa para ir dando a forma desejada.

E vá jogando as bolas dentro da bacia com água, bastante gelo e sal. Uma dica: faça bolas com 5-6 cm máximo para o resfriamento ser rápido e efetivo. Aguarde alguns minutos até que as bolas fiquem bem resfriadas e firmes.

Pronto: retire do gelo, passe para local onde poderá ser manipulado ou servido. Corte em cubos para servir como aperitivo ou em fatias para derreter sobre rodelas de tomate, abobrinha, crackers… Também gosto dos espetinhos com tomate cereja, rodelas de cenoura, abobrinha e cubos de muçarela vegana.

(*) Mônica Cristina Campos  – Nutricionista desde 1995 pela Universidade Metodista de Piracicaba, especializada em Nutrição Clínica Funcional desde 2006 pelo Centro Valéria Paschoal de Ensino – SP, com vasta experiência na área hospitalar, ambulatorial e educação nutricional infantil, atuou como Nutricionista da Oficina da Semente com Dr. Alberto Peribanez Gonzalez de 2012 a 2016 e nas Oficinas e Detox no Doce Limão com a escritora Conceição Trucom desde 2015. Visite o blogdamoc

* Conceição Trucom é química, cientista, palestrante e escritora sobre temas voltados para alimentação natural, bem-estar e qualidade de vida.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Translate »