Fitoterapia,  Uncategorized

Reduza a Pressão Arterial com Chá de Hibisco

[Imagem: hibiscus-tea.jpg]

Inúmeros estudos têm mostrado que o chá de hibisco pode reduzir a pressão arterial de forma tão eficaz como as drogas farmacêuticas. Um chá de ervas (tisana) feito a partir de flores de hibisco é uma bebida popular em todo o mundo.

A bebida de cor rubi e picante é conhecida como “Jamaica” no México e é o principal ingrediente no chá Red Zinger.

A maioria dos chás de ervas comerciais nos Estados Unidos contêm hibisco“, disse Diane L. McKay, da Universidade Tufts, que pesquisou os benefícios da flor na redução da pressão arterial.

O hibisco (Hibiscus sabdariffa) tem na verdade uma longa história de uso como um tratamento da pressão arterial em muitos sistemas médicos tradicionais africanos e asiáticos. No final de 1990, os pesquisadores iranianos demonstraram clinicamente a eficácia deste tratamento.

Eles prescreveram a 54 adultos com pressão arterial elevada 330 ml chá de hibisco ou chá preto, uma vez por dia durante 12 dias. Eles descobriram que embora a pressão sanguínea diminuiu em ambos os grupos, ela diminuiu significativamente mais no grupo do que tomou chá de hibisco (um total de 10 por cento).

Isto foi seguido por dois outros estudos que compararam o chá de hibisco diretamente com drogas farmacêuticas para pressão arterial.

Em 2004, pesquisadores mexicanos prescreveram a 75 adultos com pressão arterial elevada 25 mg do medicamento captopril duas vezes por dia, ou beber chá feito a partir de 10 g (cerca de 5 colheres de chá) de hibisco seco esmagado uma vez por dia. Após quatro semanas, a pressão arterial caiu 11 por cento em ambos os grupos.

Em 2007, os pesquisadores realizaram um estudo de acompanhamento, desta vez usando o medicamento lisinopril para pressão arterial como uma comparação. Mais uma vez, o hibisco desempenhou comparavelmente ao fármaco, reduzindo a pressão sanguínea em pacientes com hipertensão, em 12 por cento em média, comparado com 15 por cento de lisinopril.

Também pode prevenir pressão alta e ataques cardíacos

Em um estudo randomizado de dupla ocultação publicado no Journal of Nutrition em 2010, McKay e seus colegas prescreveram para 65 adultos entre as idades de 30 e 70, todos eles sofrendo de qualquer pré-hipertensão ou hipertensão ligeira, que tomassem 240 ml de chá de hibisco ou placebo três vezes por dia. Nenhum dos participantes estavam tomando algum medicamento para pressão sanguínea.

Após seis semanas, a pressão arterial sistólica caiu sete pontos no grupo hibisco, em comparação com apenas um ponto no grupo placebo. Mais uma vez, a melhora observada foi comparável à proporcionada por drogas farmacêuticas.

Estes resultados sugerem que o consumo diário de chá de hibisco, em uma quantidade facilmente incorporada na dieta, reduz a pressão arterial em adultos pré-hipertensos e levemente hipertensos e pode ser um componente eficaz nas mudanças da dieta recomendada para pessoas com essas condições“, escreveram os pesquisadores.

Mesmo pequenas mudanças na pressão arterial… quando mantidos ao longo do tempo… irão reduzir o risco de acidente vascular cerebral e ataque cardíaco“, McKay observou.

Germine o seu próprio remédio

Os pesquisadores continuam sem saber exatamente como o hibisco atua para reduzir a pressão arterial, mas eles sugeriram vários mecanismos. Alguns estudos sugerem que o hibisco abre as artérias, diminui a liberação de hormônios vasoconstritores do sangue e age como um diurético. Também tem sido demonstrado ter um efeito anti-oxidante no corpo e estimula o sistema imunológico.

Para aqueles que fazem o chá de hibisco em casa, as recomendações de dosagem podem variar de uma a cinco colheres de chá cheias por cinco a 10 minutos em uma xícara de água fervente.

A planta hibisco cresce bem na maioria dos climas nos Estados Unidos, tornando possível para as pessoas produzir seu próprio fornecimento.

Essas colheitas de flores de hibisco para o chá devesse observar que o chá é realmente feito a partir dos cálices que cercam as flores.

Os Tipos de Hibisco

Como já dissemos acima existem alguns tipos de Hibisco, conheça cada um deles em detalhes abaixo:

Singelas – As flores que tem 5 pétalas, são sobrepostas e separadas (lembra um moinho de vento).
Semidobradas – As flores de Hibisco que tem mais uma a três pétalas vindas do centro.
Dobradas – As flores que tem mais de 5 pétalas que vem do centro.
Miniaturas – As flores que tem menos de 5 cm de diâmetro, são simples ou dobradas.

Composição Ideal da Terra Para Plantar Hibiscos

Abaixo uma sugestão de composição, mas você pode substituir elementos como o esterco de gado por fertilizante.

* 10% maravalha de madeira (serragem grossa)
* 10% barro vermelho ou amarelo
* 30% Terra
* 50% Esterco de gado

Como Plantar Hibiscos

Uma coisa importante é plantar os seus hibiscos logo depois de comprá-los. Além disso, saiba que os cuidados começam já na hora de retirá-los da embalagem. Não retire o esfagno que envolve a raiz, retire somente o saco plástico que envolve a raiz.

Comece plantando os seus hibiscos em vasos ou sacos plásticos que fiquem a meia sombra, durante um período de uns 20 dias.

Regue as suas plantas diariamente se estiver num período de muito calor.

Depois desses 20 dias é importante plantar os seus hibiscos num local definitivo, pode ser a meia sombra ou mesmo no sol total.

Uma dica importante para quem pretende plantar os hibiscos em jardineiras ou vasos é garantir uma profundida de uns 40 cm.

Os Cuidados

A Poda

A poda é muito importante para o Hibisco, uma dica é fazer uma poda anual no final do mês de maio ou então dos meses que não R no nome. Corte os galhos no sentido diagonal reduzindo pela metade o seu tamanho.

Vale ressaltar que se forem realizadas podas assertivas durante o crescimento do Hibisco evitando a bifurcação de tronco essa planta pode crescer com uma forma de arvoreta.

O Ambiente e o Clima

O Hibisco precisa de locais com boa luminosidade para conseguir crescer. A iluminação pode ser direta da luz do sol. No caso de você estar pensando em deixar os seus hibiscos num local com pouca iluminação deixe-os pelo menos nos primeiros dias em exposição ao sol.

Essa planta prefere um clima tropical, mas pode se adaptar bem a outros climas desde que tenha boa iluminação. Um hibisco que não tem contato com o sol é um hibisco que não cresce de forma saudável.

A Drenagem

Quando os hibiscos são plantados em vasos ou jardineiras precisam de drenagem para que haja um bom desempenho das plantas.

Uma forma de fazer uma boa drenagem é com a ajuda de pedra brita. Coloque a pedra brita nuns 5 cm como forração do fundo da jardineira ou vaso.

A Multiplicação

A multiplicação dos hibiscos deve ser feita por estaca durante a primavera ou no fim de fevereiro.

O Solo e a Rega

O solo onde estão os hibiscos precisa estar sempre úmido, porém, tome muito cuidado para não encharcar as raízes da planta. A rega durante o verão é muito importante, uma boa dica se na sua região faz muito calor é regar uma vez pela manhã e outra no final da tarde. Nos meses mais frios do ano basta uma rega diária.

No caso de plantar os seus hibiscos no jardim de casa mantenha o solo sempre úmido e coloque adubo mensalmente. Mantenha o seu hibisco sempre adubado para ajudar a protegê-lo de problemas como o ataque de pragas. A adubação ideal para hibiscos costuma ser uma composição de NPK 10-10-10.

Prepare o adubo de acordo com as indicações da embalagem, geralmente esse tipo de adubo deve ser aplicado no começo da primavera. Repita o processo de adubação de 40 em 40 dias.

Ainda vale a ressalva de que os hibiscos sofrem muito mais por excesso de água do que por falta da mesma.

O Cultivo de Hibisco

O cultivo do Hibisco pode ser feito como cerca-viva ou isoladamente em vasos, canteiros, jardineiras e jardins. A grande dificuldade de cultivo do hibisco é não tolerar geada, se você mora numa região em que acontecem muitas geadas pode não ser indicado ter hibiscos em casa.

Hibiscos, Abundância de Flores

Uma das características dos hibiscos é a sua abundância de flores, uma planta que floresce muito rapidamente. Por isso mesmo tantas pessoas optam por tê-la em seu jardim.

Quem gosta de belas e grandes flores não pode deixar de considerar plantar hibiscos.

Além disso, trata-se de uma planta que não exige tantos cuidados e nem mesmo dificuldades para ser plantada.

Leia mais: http://forum.noticiasnaturais.com/Topico-reduza-a-press%C3%A3o-arterial-com-ch%C3%A1-de-hibisco#ixzz3omlrpZkw

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Translate »