O óleo essencial de citronela é um dos óleos essenciais mais conhecidos.

Sua fama se deve ao seu alto poder como repelente de insetos, algo que é realmente necessário no tempo do calor.

Ele é obtido a partir da destilação a vapor das folhas das plantas do gênero Cymbopogon, tanto da Cymbopogon nardus quanto da Cymbopogon winterianus.

Diversos estudos já comprovaram a eficiência do óleo essencial de citronela para afastar mosquitos.

Uma pesquisa de 2011, por exemplo, avaliou 11 trabalhos científicos sobre o a eficácia do óleo, encontrando resultados interessantes.

Eles concluíram que o tempo de duração do efeito repelente deste óleo, quando combinado com a vanilina, é de 3 horas.

Trata-se de uma proteção comparável aos repelentes com DEET, mas sem os efeitos colaterais que esse químico pode lhe trazer.

Como fazer seu próprio repelente com o óleo essencial de citronela

Para dar um chega pra lá nos mosquitos, você pode misturar o óleo essencial de citronela com o óleo de coco. Após isso, passe na pele para espantar os bichinhos inconvenientes.

Atenção: essa diluição é muito importante para evitar irritação. Outra opção é usar o óleo de eucalipto citriodora.

Há também repelentes naturais feitos com esses óleos que você pode adquirir em casas especializadas. Apenas fique atento à composição, certificando-se de que é uma forma realmente natural.

Outros usos do óleo essencial de citronela

Na aromaterapia – o óleo essencial de citronela é muito usado na aromaterapia para prevenir e tratar febres, resfriados e dores de cabeça.

Nesse caso, pode ser usado um difusor ou velas feitas com citronela.

Para mordidas de insetos – não usou o óleo preventivamente e acabou sendo picado pelos insetos? Ainda assim ele pode ajudar.

Suas propriedades antimicrobianas são excelentes para atenuar a irritação da mordida e ajudar na recuperação da sua pele. Use diluído em óleo de coco.

Contra micro-organismos – os compostos presentes neste óleo essencial são fantásticos contra micro-organismos nocivos.

Além de lhe proteger os mosquitos, ele também manterá longe certas bactérias e fungos que poderiam lhe causar problemas.

Como óleo de massagem – massagens com o óleo essencial de citronela podem aliviar dores nas articulações, como aquelas causadas pela artrite.

Nesse caso, novamente lembre-se de diluir em um óleo carreador, com o óleo de coco.

Pronto! Agora você está preparado para enfrentar os mosquitos e aproveitar os outros benefícios deste fantástico óleo essencial. Cuide-se e Supersaúde!–

Referências bibliográficas:

Fonte: https://www.drrondo.com/oleo-essencial-de-citronela-mantenha-os-mosquitos-e-as-dores-longe/