Medicina Natural

Como fazer uma boa pomada caseira de ervas

Você vai precisar de:

* 500 gramas de uma gordura de boa qualidade (azeite, vaselina, óleo de cocoóleo de amêndoas ou de semente de uva, por exemplo),

* 3 colheres de cera de abelha (também poderá usar manteiga de muru-muru, cupuaçu ou coco) e

* 20 % deste volume em plantas escolhidas.

Normalmente, nas receitas de pomadas caseiras, indica-se o uso de gordura animal mas, não há nada que impeça você usar gorduras vegetais – para facilitar o uso, escolha gorduras vegetais que se mantenham durinhas à temperatura ambiente.

Modo de fazer:

* Pique as plantas (verdes e colhidas no raiar do dia) ou use ervas secas. As proporções são diferentes: se você for usar plantas verdes, picadas, use uma proporção 3 vezes maior do que se for usar ervas já secas (as ervas secas são mais concentradas).

* Junte as ervas picadas com a gordura escolhida e leve a fogo bem brando, mexendo sempre até o derretimento completo desta.

Quando começar a borbulhar, tampe a panela (panela de vidro é a melhor mas, você também poderá usar de ágata ou aço) e mantenha o fogo até que as plantas estejam completamente cozidas (na gordura borbulhante as plantas passam seus óleos essenciais, por desidratação, para a gordura).

Mantenha o recipiente bem tampado para não perder óleos voláteis por evaporação.

Não mexa durante a fervura para não fazer a gordura subir.

O processo é lento mesmo e as plantas devem secar sozinhas.

* Quando terminar essa parte do processo, coe as ervas e misture o líquido quente com a cera escolhida, mexendo bem, fora do fogo, até a completa homogeneização da massa.

*Filtre a pomada (o melhor é filtrar em tecido de algodão, branco, bem lavado e passado).

* Depois de filtrada, a pomada está pronta. Envase em frasco de vidro com tampa e guarde na geladeira.

Como usar a pomada

O ato de passar a pomada no local a ser tratado é uma massagem, com certeza. Só não se deve massagear a pele queimada ou feridas profundas, de resto, em qualquer dos outros casos, a massagem é bem vinda pois ativa a circulação, redistribui melhor a linfa do processo inflamatório (reação natural do organismo) e ajuda na absorção do medicamento.

Como fazer pomada caseira de ervas: para tratar feridas e dores

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Translate »