Medicina Natural

Verbena – Para Que Serve, Planta, Flor, Como Fazer Chá, Benefícios e Propriedades

A verbena é uma planta medicinal também conhecida pelos nomes de planta-da-sorte, gervão, erva de fígado, urgebão e erva de ferro, que é muito comum no Ocidente, com destaque para localidades como a Europa e a América do Norte. Ela também é encontrada no norte da África, na China e no Japão e é utilizada na decoração.

A planta medicinal possui propriedades digestivas, relaxantes, sedativas, sudorífera, afrodisíacas, febrífugas, antirreumáticas, anti-inflamatórias, analgésicas, adstringentes, depurativas (age na desintoxicação, aumenta e eliminação de toxinas e combate a ação de radicais livres), anticoagulantes, anticancerígenas e tônicas.

Para que serve? Os benefícios da verbena

Já deu para entender o que é essa planta medicinal, não é mesmo? Então, agora vamos conhecer alguns dos benefícios promovidos pela verbena:

– Vida sexual

A verbena ajuda a deixar a vida sexual de um casal mais movimentada, graças ao fato de ser dotada de propriedades afrodisíacas.

– É relaxante

Por possuir propriedades calmantes, a planta medicinal também pode ajudar a controlar a ansiedade, especialmente em casos de pessoas mais nervosas, e a combater a insônia, auxiliando assim a melhorar a qualidade do sono, tendo em vista que também é sedativa. 

Acredita-se ainda que a verbena possa auxiliar em casos de enxaquecas e dores de cabeças oriundas do estresse, além de contribui com o combate e/ou prevenção do esgotamento mental.

– Auxílio ao aumento de peso

Sim, engordar é benéfico e necessário para algumas pessoas. Estamos falando daquelas que sofrem com a magreza excessiva e encontram-se com o peso abaixo do ideal. E como a planta verbena ajuda neste sentido? Ela atua como um estimulante do apetite. 

– Conjuntivite

As folhas da verbena são utilizadas na receita de uma lavagem para conjuntivite. A receita é simples – basta misturar 2 g das folhas em 200 ml de água e lavar os olhos. Entretanto, para ter segurança quanto ao uso da planta, consulte o seu oftalmologista antes de fazer a lavagem.

– Artrite

A flor verbena e sua folha podem ajudar em relação à artrite, que é a inflamação das articulações. Para isso, a recomendação é preparar um cataplasma com as partes da planta. Funciona assim: você deve cozinhar as folhas e as flores da planta e esperar que elas esfriem. O próximo passo é colocar a preparação em um tecido e aplicar em cima das articulações doloridas. 

Antes de usar o cataplasma, não deixe de consultar o seu médico para certificar que ele realmente é indicado para o seu caso.

– Problemas respiratórios

O chá da verbena está associado ao benefício de melhorar moderadamente os sintomas da asma, bronquite, faringite e outras dificuldades em relação à respiração.

– Saúde do coração

A planta medicinal também pode auxiliar o tratamento problemas no coração como a angina – dor no peito – e a retenção de líquidos em decorrência da insuficiência cardíaca.

– Combate aos problemas pré-menstruais

Você verá mais abaixo que a verbena não pode ser ingerida por mulheres que se encontram em período menstrual. Entretanto, ao ser utilizada na época pré-menstrual, ela pode colaborar em relação à TPM e ajudar a aliviar as dores de cabeça que surgem em decorrência do período. Especialmente se for usada em conjunto com outra planta, a árvore da castidade.

– Saúde bucal

Por conta do efeito adstringente dos taninos encontrados na verbena, ela pode ser utilizada no preparo de um enxaguante bucal para auxiliar o tratamento de problemas como sangramento na gengiva, halitose (mau hálito), amigdalite e úlceras bucais. Existe ainda o costume de mastigar as raízes da planta como forma de fortalecer os dentes e as gengivas.

No entanto, antes de aderir a tais práticas, consulte o dentista de sua confiança para saber se eles são apropriadas para o bom estado da sua boca. 

– Saúde digestiva

A planta atua como um tônico para o fígado, um órgão importante para a digestão já que exerce as funções de metabolizar e armazenar nutrientes, que são absorvidos e utilizados pelo organismo somente depois de passarem pelo órgão. Além disso, a verbena também pode ser utilizada no tratamento da diarreia.

– Auxílio ao tratamento de condições de saúde

A lista inclui gota, febre, resfriado, icterícia (amarelamento da pele, das membranas mucosas ou dos olhos causada pelo acúmulo de bilirrubina), cálculo biliar, vermes parasitas, infecções na pele, picadas de insetos, hematomas, distúrbios metabólicos, anemia e disfunções no trato urinário inferior.

Como fazer chá de verbena 

Confira a seguir uma receita de chá de verbena, que é feito com as raízes da planta medicinal e com a flor verbena:

Ingredientes: 

  • ½ l de água mineral;
  • 1 colher de sopa de raízes e flores da verbena.

Modo de preparo:

  1. Ferver a água mineral com as raízes e as flores da planta;
  2. Então, deixar descansar durantes cinco minutos;
  3. Depois que esfriar, coar e beber o chá. 

Cuidados com a verbena

O chá da planta verbena não pode ser consumido por mulheres que se encontrem no período de menstruação, gestantes ou aquelas em processo de amamentação de seus bebês. Indivíduos que possuem problemas na tireoide também não devem ingerir a bebida.

Além disso, é importante saber que a verbena pode trazer efeitos colaterais como vômitos e hipotireoidismo. O uso da planta por parte de mulheres grávidas pode causar contrações, o que pode resultar em aborto ou parto prematuro.

Antes de utilizar a planta medicinal como auxiliar do tratamento de qualquer condição de saúde, consulte o médico para saber se ela é realmente indicada para o caso. Caso esteja usando medicamentos, cheque também com o profissional se não existe o risco de interações maléficas da planta com o remédio.

Leia mais http://www.mundoboaforma.com.br/verbena-para-que-serve-planta-flor-como-fazer-cha-beneficios-e-propriedades/#JEllahxIxXQtSiod.99

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Translate »