Medicina Natural

5 ervas medicinais para não tomar remédio toda hora

Cólica? Enjoo? Dor de garganta? Tosse? Gases? Em vez de se jogar nos remédios a cada dorzinha no corpo, que tal tentar mandar o incômodo embora de uma forma mais natural?

A produção de fitoterápicos já é regulamentada no Brasil pela Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária). Com base em lista feita pelo próprio órgão, selecionamos 5 ervas que você pode utilizar quando for surpreendido por algum mal-estar. Confira, abaixo.

1. POEJO (Mentha pulegium)
Também conhecida como Hortelãzinho, a planta é um santo remédio para aliviar a coceira de picadas de insetos. Basta lavar as folhas do poejo e colocá-las em cima da lesão.

2. MALVA (Malva sylvestris)
Dor de garganta e gengivite, com a malva, não têm vez! Também conhecida como malva-silvestre, a planta é excelente para fazer gargarejos. Ferva uma xícara de água, jogue uma colher de sopa de malva no copo e deixe a solução descansar por 10 minutos. Depois, é só fazer o gargarejo com a infusão ainda morna.

3. ERVA-CIDREIRA (Lippia alba)
Essa já é famosa e queridinha por muitos! Mas não vale usar chá de caixinha. Ferva uma xícara de água e depois acrescente meia colher de chá de folhas de erva-cidreira frescas. Abafe o copo por 10 minutos e depois coe a infusão. O chá de cidreira, entre outros benefícios, combate a ansiedade e a insônia, alivia as cólicas abdominais e até reduz os gases.

4. GUACO (Mikania glomerata)
Não há xarope expectorante e broncodilatador melhor do que o guaco! Coloque em uma panela 1 limão (partido em quatro e com casca) e 200 gramas de açúcar, cravo e canela. Deixe derreter e acrescente 500 ml de água e 7 folhas de guaco. Ferva até o líquido da infusão evaporar completamente, apague o fogo e acrescente uma colher de sopa de camomila. Está pronto o seu xarope natural!

5. GENGIBRE (Zingiber officinale)
A planta tem inúmeros benefícios, entre eles combater enjoos e náuseas. É só colocar 1 colher de chá de gengibre em 1 xícara de água e deixar cozinhar por 10 minutos. Abafe e coe. Depois, é só tomar para o incômodo passar!

Foto: FromSandToGlass/Creative Commons

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Translate »