Fitoterapia,  Uncategorized

Estudo inovador revela que extrato de Cúrcuma é superior ao prozac para a depressão

Curcuma

Depois de mostrar ser uma potencial cura para o HPV e como um tratamento contra o câncer, um estudo recente mostra que uma substância chamada curcumina, presente na planta Cúrcuma (também conhecida como açafrão-da-terra ou tumérico), é segura e eficaz no tratamento de estados graves de depressão, mesmo quando comparada com o Prozac, uma droga amplamente prescrita e considerada eficaz no tratamento da depressão grave, mas com perigosos efeitos colaterais, inexistentes no uso da curcumina.

Um novo estudo publicado na revista Phytotherapy Research confirmou pela primeira vez em um ensaio clínico randomizado e controlado que o polifenol primário na cúrcuma conhecido como curcumina é seguro e eficaz no tratamento de estados graves de depressão.

A pesquisa foi realizada no Departamento de Farmacologia, Government Medical College, Bhavnagar, Gujarat, Índia e envolveu pacientes diagnosticados com transtorno depressivo maior (MDD). O objetivo do estudo foi comparar a eficácia e a segurança da curcumina em relação a fluoxetina (Prozac) em 60 pacientes diagnosticados com transtorno depressivo maior. Os indivíduos foram randomizados para receber um tratamento de seis semanas com fluoxetina (20 mg) e curcumina (1.000 mg), individualmente ou sua combinação.

Os resultados foram relatados como se segue:

Observou-se que a curcumina foi bem tolerada por todos os pacientes. A proporção de indivíduos que responderam como medida pela escala de HAM-D17 foi maior no grupo combinado (77,8%) do que no grupo da fluoxetina [Prozac] (64,7%) e o grupo de curcumina (62,5%), no entanto, estes dados não foram estatisticamente significativos (P = 0,58). Curiosamente, a alteração média na pontuação HAM-D17 ao fim de seis semanas, foi comparável em todos os três grupos (P = 0,77). Este estudo fornece primeira evidência clínica de que a curcumina pode ser usada como uma modalidade eficaz e segura para o tratamento de pacientes com TDM sem ideação suicida concomitante ou outros transtornos psicóticos.

A curcumina, é claro, é extremamente segura, conforme um estudo fase 1 de segurança de 2010 constatando que doses orais tão elevadas quanto 8 gramas por dia foram bem toleradas. A fluoxetina, por outro lado, é altamente controversa, devido à sua bem conhecida toxicidade e sua longa lista de efeitos colaterais, que incluem a ideação suicida (não é um efeito colateral bom para alguém já deprimido!).

Há também uma ampla gama de benefícios secundários adicionais que vêm com o uso de curcumina, incluindo suas poderosas propriedades neuroprotetoras.

Fonte:
[Estudo] Efficacy and Safety of Curcumin in Major Depressive Disorder: A Randomized Controlled Trial
Notícias Alternativas: Estudo inovador revela que extrato de cúrcuma é superior à Prozac para depressão
Green Med Info: Groundbreaking Study Finds Turmeric Extract Superior to Prozac for Depression

Nota: O transtorno depressivo maior (MDD) no Brasil é chamado de depressão nervosa: Wikipedia: Depressão Nervosa

Leia mais: http://www.noticiasnaturais.com/2015/01/estudo-inovador-revela-que-extrato-de-curcuma-e-superior-a-prozac-para-depressao/#ixzz4NRABXxAb

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Translate »