Alimentação,  Uncategorized

Fagotini vegano é aliado no combate ao colesterol e ao envelhecimento

Uma boa opção de massa saudável é o fagotini vegano, sem lactose. A massa, aliada ao recheio, ajuda na dieta, a reduzir os níveis de colesterol e a combater o envelhecimento celular.

Pensando em agradar o paladar e a dar ao organismo ricas fontes de vitaminas e proteínas, a eco chef Marta Tatini criou e ensina a fazer o fagotini vegano de mandioquinha recheado com ricota de castanhas, figo e shitake.

A massa, feita à base de mandioquinha, é rica em vitaminas do complexo B, além de conter alguns sais minerais, como potássio e ferro, também possui fósforo e vitamina A.

O alimento é recomendado para pratos infantis, de idosos e convalescentes. "É indicado para essas pessoas devido à fácil digestibilidade de seu amido, que tem baixo índice glicêmico", diz a chef.

"A mandioquinha de boa qualidade é firme, lisa e de cor amarelo clara. Na hora de comprar, prefira as raízes mais retas, sem muitas reentrâncias e pontos escuros", indica Tatini.

Já o figo, conhecido pelo seu poder curativo, é rico em fonte de fibra dietética, potássio, proteínas, minerais (ferro, fósforo, magnésio, cobre e zinco) e vitaminas (riboflavina e vitamina B6).

"Ele é de fácil digestão e laxante, devido ao seu elevado número de sementes e ao seu teor em fibra", explica Tatini. "Um par de figos diariamente faz mais pela manutenção da saúde da flora intestinal do que qualquer outro alimento ou produto farmacêutico", completa.

A castanha-do-pará, que também compõe o recheio, é uma fruta típica brasileira rica em gorduras mono e polinsaturadas, capazes de reduzir os níveis do colesterol ruim do sangue e aumentar o bom colesterol.

"A castanha brasileira é uma das plantas mais nobres e valiosas da Amazônia Ocidental e, atualmente, é o produto vegetal extrativo mais importante da Amazônia em valor ecológico, social, econômico e alimentar", conta a chef.

Marta Tatini, que é professora e mestre em educação alimentar e ambiental, listou dez propriedades da castanha-do-pará: combate o envelhecimento celular; favorece uma vida longa e saudável; desintoxica o organismo; pode elevar em 65% o teor de selênio no organismo; produto totalmente orgânico; evita o surgimento de doenças neurodegenerativas, como o alzheimer; melhora o funcionamento da tireoide; ajuda a evitar a propagação do câncer, além de diminuir a sua incidência; melhora o sistema imunológico e reduz os níveis do colesterol ruim do sangue.

Fagotini vegano de mandioquinha recheado com ricota de castanhas, figo e shitake (sem lactose)

Ingredientes do recheio:
100 g de ricota de castanha-do-pará
50 g de shitake refogado
1 cebola média
50 g de figo turco seco

Ingredientes do molho:
1 colher de sopa de azeite extra virgem
1 colher de sopa de mostarda dijon
Óleo de gergelim torrado
Ervas frescas (tomilho, dill ou manjericão)
Pimenta rosa
Sal marinho a gosto

Ingredientes da massa (orgânicos):
1 xícara de farinha de trigo integral orgânica
Sal marinho a gosto
1 copo de mandioquinha cozida e amassada
½ copo de água do cozimento da mandioquinha

Modo de preparo do recheio:
Na noite anterior, deixe 1 copo de castanhas de molho em 3 copos de água. Pela manhã, bata as castanhas com a água e coe em pano limpo.

Reserve o leite (resultado das amêndoas com a água) para usar em outros preparos ou no seu café da manhã.

Salteie o shitake orgânico com cebolas e com o figo. Misture a ricota e recheie o fagotini.

Dica: faça ricota com as raspas de castanhas que ficaram no pano, basta temperar as raspas com azeite e sal de ervas.

Modo de preparo da massa:
Em uma tigela, misture a farinha de trigo, o sal e a mandioquinha com sua água de cozimento até que a massa fique firme, mas ainda grudando nas mãos.

Polvilhe uma mesa bem limpa com farinha e abra a massa com rolo até ficar bem fina.

Corte a massa em quadradinhos, recheie e feche juntando as pontas para cima.

Modo de preparo do molho:
Misture azeite orgânico extra virgem, mostarda, óleo de gergelim torrado, dill, manjericão, castanhas e pimenta rosa.

Rende: 4 porções

Marta Tatini é eco chef de gastronomia orgânica, professora e mestre em educação alimentar e ambiental, especializada em gastronomia vegana, ayurvédica e orgânica. Realiza consultoria, "coaching alimentar", buffets veganos orgânicos e entrega de refeições orgânicas gourmet.
e-mail: marthatatini@uol.com.br
Site: www.marthatatini.blogspot.com.br
Telefone: 0/xx/11/95385-5292/ 968460105

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Translate »