Sem Glútem e sem lactose,  Uncategorized

A Dieta sem glúten pode não ser tão benéfica para quem não é Celíaco

Dietas sem glúten tornaram-se a nova dieta da moda atualmente, com muitas celebridades atribuindo seus corpos em forma e a perca do inchaço à dieta recém-descoberta, que elimina os alimentos que contenham trigo, cevada e centeio do plano alimentar.

No entanto, eliminar estes alimentos pode não ser tão benéfico assim para quem não sofre com a doença celíaca (que são as pessoas verdadeiramente alérgicas a glúten e realmente não podem consumi-lo).

O Dr. Norelle Reilly, da Columbia University Medical Center, em Nova York, diz que os produtos sem glúten vendidos no mercado (os chamados gluten free) contêm maiores quantidades de gordura e açúcar e não possuem uma grande quantidade de nutrientes como folato, ferro e vitaminas do complexo B. Logicamente, a questão trata de alimentos processados sem glúten, e não frutas, vegetais e etc.

“Não há nenhuma evidência de que alimentos processados sem glúten sejam mais saudáveis e nem há benefícios de uma dieta sem glúten comprovados para a saúde e nutrição”, disse Reilly. “Não há dados para apoiar a teoria de propriedades intrinsecamente tóxicas do glúten em adultos saudáveis e crianças.”

Parece que adotar uma dieta livre de glúten desnecessariamente pode, em contrapartida, aumentar o risco de obesidade, diabetes e a resistência contra a insulina.

Com a indústria de alimentos sem glúten crescendo, mais e mais pessoas estão assumindo o pensamento de que alimentos sem glúten são todos saudáveis, seja você celíaco ou não (se o seu organismo pode ou não pode lidar com glúten). É preciso ter calma e senso crítico para não cair nesta armadilha.

A mensagem geral? Tudo com moderação, a menos que você tenha sido recomendado por um médico para reduzir ou evitar o glúten, de acordo com o diagnóstico de suas necessidades. Apenas não seja uma vítima de uma dieta “na moda”.

Revisão Geral pela Dra. Patrícia Leite – (no G+)

Leia mais http://www.mundoboaforma.com.br/dieta-sem-gluten-pode-nao-ser-tao-benefica-para-quem-nao-e-celiaco/#085EtBOxf3c1xyOK.99

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Translate »